sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conversa de pescador foi ao limite da irresponsabilidade

No Blog do Bordalo

Mas, o xeque-mate da nossa governadora foi quando perguntou, no último bloco, se era verdade que Jatene deixou de ir à primeira reunião com o presidente Lula e os governadores de todo o Brasil para ir pescar, sobretudo, em área ambientalmente proibida (revelando seu pouco caso com as leis e com o meio ambiente, embora seja um amazônida).
Ele confessou que de fato não foi à reunião e, por isso foi pescar, mas o fez porque, segundo ele, havia um complô entre Lula e os demais governadores para criar uma zona franca, como a de Manaus, em todo o Norte, excluindo o Pará, e acusou a governadora de ter "fugido" dessa votação no Senado.
Ora, em primeiro lugar, não indo para a reunião, nada justifica que Jatene, ao invés de cumprir expediente governando, tivesse ido pescar, ainda mais em local proibido. Ele não divulgou a agenda dele nessa época e quase passou por um bom cumpridor do serviço público, mas um ferimento que, dizem, o fazem usar hoje "olho de vidro", trouxe essa história ao conhecimento de todos.
Em segundo lugar, se havia todo esse complô contra o Pará, é uma vergonha que o nosso governador, ao invés de ter ido a essa reunião para enfrentar o debate, desmascarar os supostos adversários do Pará (na qual ele inclui todos os governadores do Norte e o presidente Lula, quem mais fez repasses federais para o estado em toda a história recente), trazer as informações para mobilizar a população, preferiu fazer beicinho, deu de ombros e foi pescar, repito, em local proibido. Ou seja: diante de um fato dessa gravidade, Jatene fugiu da briga e foi se divertir. Talvez tenha sido assim também que ele tenha perdido a ALPA para o Maranhão, o que só foi recuperado por Ana Júlia, aliás e, como ela mesma esclareceu, a que também teve que lutar para incluir Santarém, Barcarena e Almerim nessa proposta de zona franca que o Congresso Nacional discute.
Por isso Almir chamou Jatene de preguiçoso e os fatos só revelam que Gabriel conhece Jatene como ninguém e, por isso, rompeu com ele e vota 13.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém suporta mais tanta abobrinha.
Nada de concreto para a importância do cargo, só aleivosias,conversas de lavanderia ou de boteco.
Resta somente constatar a agonia de um governo que está terminando sem ter começado, ô Bordalo.
E lamentar o desperdício de verbas públicas por tanta incompetência, inanição, inépcia, descaso, ganância e o imenso cabide de aspones-cumpanherus.
Acorda, Borda, os "argumentos" cumpanherus já não enganam a mais ninguém.
A segunda peia tá vindo.
É o voto de revolta, de insatisfação, de não mais suportar tanta propaganda enganosa.
Corre, sumano...corre.

Anônimo disse...

GOVERNO DÁ CALOTE NO "GULLAS" E HOJE DEIXA PACIENTES E SERVIDORES SEM REFEIÇÃO.
MAIS UMA DO GOVERNO QUE NÃO GOSTA DE NÚMEROS (POR ISSO NÃO PAGA?) MAS GOSTA DE PESSOAS (E AS DEIXA COM FOME?).

Anônimo disse...

Eu recomendo que o Bordalo leia, aqui mesmo no blog do Bemerguy, a nota do advogado Ismael Moraes, sobre a questão da tão propalada pescaria em área de proteção ambiental. Ele vai conhecer melhor a legislação e falar com mais propriedade sobre o fato.

Anônimo disse...

O texto tá desconsiderando umas coisas:

- se ele fosse pra reunião, sua presença iria ser divulgada como concordância com a proposta que prejudicava o Pará;

- A reunião era, sim, uma armadilha, já que ele, isolado, não teria como enfrentar todos os outros governadores da região e o presidente Lula. Aliás, ninguém tem condições de enfrentar o Lula, já que ele tá revestido de teflon (nada gruda). É melhor recuar para lutar outro dia do que entrar em uma batalha em que a chance de vencer é zero;

- a área não é de pesca proibida, já que não é uma unidade de conservação integral, mas sim de uso sustentável, onde esse tipo de prática é permitida, desde que com finalidade esportiva;

- mobilizar o povo contra o Lula? Impossível, com essa popularidade alta dele. O que iria acontecer é que o Jatene iria acabar se indispondo seriamente com o governo federal e isso iria prejudicar ainda mais o Pará (do mesmo jeito que aconteceu com o Marconi Perillo)

- Seja justo e também analise a postura da Ana Júlia de se abster de votar contra a super zona franca, inclusive as denúncias que dizem que fez isso como agradecimento ao Sarney para livrar o seu ex-marido da CPI da Biopirataria. Não é só o PSDB que tem telhado de vidro; o PT (e todos os outros) também tem. Mostre que você é uma exceção aos políticos em geral e mostre que também tem consciência e capacidade de analisar criticamente o seu próprio partido.

Antônio

Aurélio disse...

O debate comprovou que cada candidato é bom no que propõe.
Fica combinado o seguinte: um leva peixe frito e outro leva a caipirinha. E viva o Pará!!!

Anônimo disse...

Leiam o que diz o advogado Ismael Moraes, aqui mesmo neste blog. Entre outras coisas:

"Não existe nenhuma irregularidade em pesca esportiva nos lagos Bolonha e Água Preta. A APA Belém é uma Unidade de Conservação (modalidade prevista na Lei Federal nº 9985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação). Mas a APA Belém não é uma Unidade de Conservação de “proteção integral”, como o são, por exemplo, as Reservas Biológicas. Na grande maioria das UC’s é possível combinar exploração de recursos naturais de modo sustentável, como mesmo a exploração madeireira ou a piscicultura, ambas por meio de manejo (a propósito, a população de pirarucus nesses lagos é altíssima é já está há muito tempo comprometendo o restante da fauna lacustre, e a pesca esportiva em grande escala seria salutar)"
E mais:
"Aliás, como exemplo disso, o atual Governo do PT é o que está mais realizando licitações em Unidades de Conservação nas Florestas Públicas, sendo que diversas madeireiras já estão abatendo milhões de árvores em mais de 200 mil hectares de Florestas Estaduais virgens, até então intocadas. Basta acessar o site do Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará) e constatar isso".

Anônimo disse...

POR QUE A SENADORA DO PT DEIXOU QUE UM PRESIDENTE DO PT TIRASSE O PARÁ DA SUPERZONAFRANCA?

UMA TRISTEZA!

Anônimo disse...

Hahahaha uma piada os argumentos de pq realmente o Jatene não devia ter ido a reunião. Esperar pra lutar depois é o fim da picada, pq depois, se fosse verdade o que ele disse, já estaria td decidido. Um governador de coragem, mesmo isolado ia pro pau defender o PA, mobilizar sua gente contra esse desaforo, etc.

Anônimo disse...

o papel de critcar o PT é do PSDB, não vejo pq o PT ficar criticando a si mesmo, ainda mais na eleição, quando contrapõe projetos.
Quem ensinou esse besteirol pra vcs? Charles? Edilza? que são a esquerda q a direita gosta?

Anônimo disse...

Primeira maior: NA REGIÃO NORTE, MANAUS FICOU COMO SEDE DA COPA PORQUE TEM UMA ZONA FRANCA.

Premissa menor: O PARÁ, OUTRO ESTADO DA REGIÃO NORTE CONCORRENTE A UMA DAS SEDES DA COPA, PERDEU A OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DA SUPERZONAFRANCA, QUANDO UMA SENADORA DO PT, o PT e o Governo Federal o excluíram do projeto de lei.

Conclusão: O PARÁ PERDEU NA REGIÃO NORTE A SEDE COPA PARA MANAUS PORQUE NÃO TEM UMA ZONA FRANCA.