segunda-feira, 23 de maio de 2022

Sem Doria na disputa, chegou a hora de começarmos a nos divertir com a dita terceira via

João Doria anuncia a desistência de concorrer ao Planalto: sem o anel e sem os dedos

Sabem aquela velha máxima do perder o anel para manter os dedos?
Ela não se aplica ao ex-governador João Doria (PSDB-SP), que acaba de anunciar, entre lágrimas, sua desistência de concorrer à presidência da República, ele que já havia, vejam só, conquistado esse direito ao vencer as prévias partidárias.
Abrir mão da pré-candidatura não é, no caso de Doria, propriamente perder um anel para manter alguma outra coisa. Isso porque o ex-governador, que já renunciara ao governo de São Paulo, para poder ser candidato, agora fica sem nada. A rigor, e dado o desgaste que enfrenta, não se pode nem considerar que ainda seja a liderança dos tucanos em São Paulo, mas uma das lideranças.
E aí?
Em que medida essa desistência pode contribuir para a construção dessa tal terceira via, uma absoluta ficção?
Pelo andar da carruagem, não teremos terceira via. Não a teríamos com Doria, e não a teremos sem Doria.
Quando se diz que não teremos terceira via, leia-se uma terceira via competitiva, viável, capaz de, pelo menos, chegar a um segundo turno, seja contra Lula, seja contra Bolsonaro.
Simone Tebet (MDB), anunciada como a provável candidata da terceira via, é apenas um traço nas pesquisas. Alguém, em são consciência, acredita que ela poderá, até outubro, chegar pelo menos a um segundo turno?
Essa possibilidade, convenhamos, é remotíssima, senão impossível.
Mas, sabem como é, em política não é recomendável que se duvide de nada. Até porque a própria desistência de Doria não deixa de ser uma grande surpresa, considerando-se a personalidade e o nível de ambição que o ex-governador paulista tem demonstrado ao longo de sua vida pública.
Agora, no entanto, Doria, vamos reconhecer, deu uma demonstração de inteligência ao sair da disputa, após reconhecer que não era o candidato da cúpula do partido, como ele mesmo disse em seu curto discurso.
No mais, é aguardarmos quais serão os próximos passos dessa abstração chamada terceira via.
Uma coisa é certa: vai ser divertido acompanhar os passos dos abnegados e patrióticos pedreiros que tentam construí-la.

Nenhum comentário: