quinta-feira, 6 de maio de 2021

Vice acusa o governador do Amazonas da prática de um crime dos mais graves e letais. O que fará a CPI?


Vejam a nota de abertura do Painel, a mais importante coluna da Folha, publicada na edição desta quinta (06).
Seu teor é verdadeiramente tenebroso.
Se confirmada concretamente a informação de ninguém menos que o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, estaríamos, em tese, diante de conduta tipicamente criminosa do governador do estado, Wilson Lima (PSC).
Aliás, ninguém esqueça, Lima e mais 17 pessoas foram denunciados recentemente pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pelos crimes de organização criminosa e peculato por mal uso de recursos federais para o combate à pandemia.
Essa declaração do vice-governador, aliada ao fato de que, tanto na primeira como na segunda ondas da pandemia, o Amazonas, e especialmente sua capital, Manaus, tornou-se cenário de um aumento avassalador da Covid, com a ocorrência, inclusive, da primeira ocorrência de falta de oxigênio para pacientes em situação gravíssima, essa declaração, portanto, ensejaria que a CPI da Pandemia convocasse urgentemente o governador amazonense para se explicar.
E mais: muitos estão desconsiderando, ou deixando em segundo plano, uma questão das mais curiosas. Quando bolsonaristas - sobretudo os milhares de robôs que se mantêm em frenética atividade nas redes sociais - atacam governadores de vários estados e os chamam de corruptos, normalmente esquecem de Wilson Lima, unha e carne com Bolsonaro.
E tem mais: o estado do Amazonas, até mesmo pelas dimensões catastróficas que a pandemia alcançou por lá, desfrutou de um atendimento, digamos assim, diferenciado do governo Bolsonaro. E tanto é verdade que o então ministro da Saúde, o agora fujão Eduardo Pazuello, andou por Manaus durante a segunda onda e mesmo depois dela, já tendo sido até fotografado em shopping sem usar máscara.
Pois mesmo com toda essa atenção, o Amazonas enfrentou uma catástrofe, seu governador virou réu perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e agora vem o vice-governador dizer que Wilson Lima, deliberadamente, transformou o Amazonas em cobaia da experiência de imunidade de rebanho.
Por tudo isso, Wilson Lima deve ou não ser chamado à CPI da Pandemia?

Nenhum comentário: