quarta-feira, 19 de maio de 2021

Ministro posta vídeo em que o governador Helder Barbalho defende uso de cloroquina no tratamento da Covid

O governador Helder Barbalho virou garoto-propaganda da tropa bolsonarista, em sua tentativa de mostrar que todo mundo teria embarcado de cabeça na tese de que a hidroxicloroquina é uma alternativa eficaz no tratamento - precoce, inclusive - de pacientes acometidos de Covid.

Há cerca de três horas, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, publicou esse tuíte que está viralizando.

Mostra Helder anunciando o envio, para todos os municípios paraenses, de um lote de hidroxicloroquina e azitromicina.

"Vários estados e dezenas de Países utilizaram a hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, etc. qdo vemos a CPI parece que é o remédio apenas do Bolsonaro e qdo respondem a verdade em cima das narrativas parece que não querem aceitar pq não viram os fatos e só as narrativas fakes", escreve Faria.

O vídeo é de maio de 2020, e o envio dos medicamentos foi destaque, inclusive, na Agência Pará, como se pode ler na matéria sob o título Municípios do interior recebem do Estado remédios para tratamento da Covid-19.

Na época, o uso dos remédios fazia parte do protocolo terapêutico do Ministério da Saúde para a doença, mas, em seu tuíte, Fabio Faria omite esse fato deliberadamente, como parte da estratégia de desconstruir o discurso da oposição, sobretudo agora, na CPI da Pandemia, de que apenas o governo federal é que defende a cloroquina para combater a Covid.

A postagem do ministro reforça, porém, outro fato: Helder é um dos governadores mais visados pela tropa bolsonarista, inclusive porque responde a dois inquéritos abertos pela Polícia Federal para investigar a compra de respiradores e de bombas de infusão para o combate à pandemia.

No ano passado, com autorização do Superior Tribunal de Justiça, a PF fez duas operações no Pará, a Para Bellum e a SOS, para investigar as suspeitas de irregularidades.

Nenhum comentário: