sexta-feira, 21 de maio de 2021

Lula e FHC: enfim, juntos. "Desarrepiem-se", petistas e tucanos!

Espiem.

A foto é da semana passada, mas boiou nesta sexta (21) nas redes sociais do ex-presidente Lula.

Mostra o petista e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, condestável máximo do PSDB nacional.

Encontraram-se na semana passada. A última vez em que se avistaram pessoalmente foi em 2017, quando do Marisa, esposa de Lula, faleceu.

Nas redes sociais, petistas dizem-se arrepiados (de repulsa, vale dizer) ao verem Lula com FHC. E a recíproca é absolutamente verdadeira: tucanos há que estão soltando fogo pelas ventas.

Ainda bem que, em meio aos fanáticos e passionais de ambos os lados, Lula e FHC oferecem um ótimo exemplo de transparência, senso democrático e visão estratégica, qualidades que se exigem de lideranças como são eles dois.

Para os arrepiados de indignação - tanto petistas como tucanos -, convém lembrá-los do seguinte: nas eleições de 2022, os inimigos comuns são o fanatismo direitoso, o fascismo, a intolerância, o desgoverno, a destruição e o genocídio. Tudo isso tem nome: governo Jair Bolsonaro.

Até onde a vista alcança, essa balela de uma tal terceira via não passa disto - de uma balela, de uma quimera, de uma construção meramente ideológica de difícil, para não dizer dificílima, concretização.

A tal terceira via seria uma espécie de deus ex machina, que surgiria do nada para reunir em torno de si todas as almas puras, imaculadas, moderadas e patrióticas dispostas a apoiar uma candidatura de centro, destocante, portanto, de Lula e Bolsonaro.

Alguém acredita nisso?

Você acredita nisso?

Eu, pessoalmente, não acredito.

E, ao que tudo indica, Lula e FHC também não.

Nada mal, portanto, que comecem a conversar, a refazer pontes, como se diz na política, para uma futura contenda que é certa - ou praticamente certa (já que em política até o amanhã é sempre incerto): a disputa Lula x Bolsonaro decidindo o segundo nas eleições de 2022.

E se Doria for candidato a presidente?

E se Eduardo Leite for candidato a presidente?

Em nada, absolutamente nada isso desmerecerá a conduta de FHC, tendo aceitado conversar com Lula.

Se Doria ou Eduardo Leite for o candidato a presidente tucano, somente a partir do momento em que isso estiver definido é que o partido terá direcionamentos mais claros, aos quais estarão subordinados os filiados tucanos - FHC, inclusive.

Antes disso, é normal - ou deveria sê-lo - que duas lideranças com interesses e visões estratégicas comuns (no caso, derrotar o bolsonarismo) se encontrem.

Foi o que fizeram FHC e Lula.

Nenhum comentário: