quinta-feira, 6 de maio de 2021

"Assessoramento paralelo" de Bolsonaro na pandemia faz viralizar vídeo em que Osmar Terra faz previsões que caíram por terra


O nome do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) subiu expressivamente nos índices de buscas do Google, após depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta à CPI da Pandemia.
Mandetta revelou, com todos os efes e erres, que o presidente da República acercava-se de uma espécie de assessoramento paralelo, que o monitorava sobre medidas e orientações a respeito da condução da pandemia.
Foi nesse contexto, informou Mandetta, que surgiu certo dia, durante uma reunião, um papel sem qualquer timbre, do qual constava a minuta de decreto propondo que a bula da cloroquina fosse alterada para incluir a informação de que poderia ser ministrada para tratamento de pacientes acometidos de Covid.
O tal decreto, como se sabe, não chegou a ser editado, até porque, conforme Mandetta revelou aos senadores, o próprio presidente da Agência de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, presente à reunião, avisou logo que um decreto naqueles termos não poderia ser chancelado pela Anvisa.
A revelação do mencionado assessoramento paralelo remeteu de imediato ao nome de Osmar Terra, que chegou a ser ministro nos governos Temer e Bolsonaro e se tornou, durante o atual governo, um conselheiro informal - e dos mais influentes - em relação à pandemia.
Terra, como se pode atestar no vídeo acima, fez previsões risíveis, ridículas, implausíveis e, como se revelam agora, absolutamente mentirosas sobre a escalada da pandemia. Por isso é que a CPI está de olho e pretende ouvi-lo, não propriamente sobre suas predições, que, como se vê, caíram por terra (com o perdão do trocadilho), mas sobre evidências de que teria funcionado como uma espécie de conselheiro informal de Bolsonaro, municiando-o de de informações, orientações e procedimentos que se confrontavam inteiramente com as adotadas, à época, pela gestão do então ministro Henrique Mandetta.

Nenhum comentário: