domingo, 29 de novembro de 2020

Eleito com 390 mil votos, Edmilson Rodrigues vai governar Belém pelos próximos quatro anos

Edmilson Rodrigues: dezesseis anos depois, eleito pela terceira vez para governar Belém

Dezesseis anos depois ter governado Belém e após duas tentativas de frustradas de voltar a comandá-la, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) elegeu-se neste domingo (29) prefeito da Capital paraense pelos próximos quatro anos.

Com 100% das urnas apuradas, Edmilson está com 390.723 votos contra 364.095 atribuídos ao Delegado Federal Eguchi, do Patriota. Em percentuais, o candidato do PSOL obtém 51,76% dos votos válidos contra 48,24% do adversário.

O resultado das urnas, apontando uma diferença de 3,52 pontos percentuais entre os dois candidatos, está muito aquém do apontado por duas pesquisas divulgadas neste sábado (28).

O levantamento do Ibope apontava Edmilson na frente por 16 pontos percentuais - oscilando de 12 a 20 pontos, se considerada a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Praticamente a mesma projeção foi apontada pela aferição do Instituto Acertar.

A pesquisa que acertou o resultado foi a do Instituto Doxa, que apontou um empate técnico entre os dois candidatos, com pequena diferença para Eguchi. Considerada, então, a margem de erro, o levantamento previu corretamente que a vitória de Edmilson por um pouco mais de três pontos de diferença.

Um comentário:

Anônimo disse...

Edmilson eleito, menos mal. Belém não terá que receber Bolsonaro e ouvir gafes e ofensas gratuitas.