segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Depois do apoio declarado a Edmilson Rodrigues, Izabela Jatene está com um pé fora do PSDB

A menos que o mar vire sertão e o sertão vire mar - o que não é nada impossível, nestes tempos tenebrosamente difíceis e imprevisíveis em que vivemos -, a professora Izabela Jatene, que exerceu o cargo de titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais no último governo de seu pai, Simão Jatene, está com um pé fora do PSDB, partido que tem no ex-governador um dos maiores líderes e fundadores no Pará.

As evidências ganharam mais força recentemente, quando Izabela, que é antrópologa e doutora em Ciências Sociais pela PUC-RJ, postou em seu próprio perfil no Instagram uma imagem em que ela e mais 20 professores e professoras de Ciências Sociais da UFPA declaram apoio público ao candidato Edmilson Rodrigues (PSOL), eleito neste domingo (30) para exercer um terceiro mandato de prefeito de Belém.

Izabela, segundo afirmam ao Espaço Aberto fontes seguras, já redigiu a carta em que, formalmente, pede o seu desligamento do PSDB.

A insatisfação, para não dizer revolta, da ex-secretária com o partido agravou-se a um ponto praticamente sem volta em 1º de setembro deste ano, quando quatro deputados tucanos com assento na Assembleia Legislativa - Ana Cunha, Cilene Couto, Luth Rebelo e Victor Dias (na foto) - foram apontados como tendo votado favoravelmente à rejeição às contas de Jatene.

A sessão foi marcada por um acontecimento sem precedentes na história política do Pará: a presença pessoal do próprio ex-governador para defender, da tribuna do Legislativo, a legalidade de suas contas. Mas nem isso foi suficiente para evitar que o plenário as rejeitasse por supostas irregularidades.

Além de apontados publicamente como favoráveis à rejeição das contas, os quatro tucanos ainda exibiram, ostensivamente, outra conduta reveladora de desprezo à figura do ex-governador: nem sequer o cumprimentaram durante todo o tempo em que ele esteve no plenário, ao contrário até mesmo de adversários históricos, que não se dispensaram do dever de civilidade e cortesia, dirigindo-se à Mesa Diretora para cumprimentar Jatene.

Um comentário:

Mauricio disse...

O ex-vice Governador e ex-Deputado, já falecido, Gerson Peres dizia:"Na política paraense, Só não ví boi voando".