terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fogo destrói seis casas no Bengui


Um incêndio destruiu seis casas no bairro do Bengui, na manhã de ontem. As vítimas só tiveram tempo de salvar alguns documentos e a maioria das famílias afetadas precisou contar com a solidariedade dos vizinhos para ter um lugar para passar a noite. Um jovem se feriu, mas salvou da morte um casal de crianças. 
As causas do incidente só serão conhecidas com o laudo do Corpo de Bombeiros, que será emitido em 20 dias. Suspeita-se, porém, que um curto-circuito tenha provocado as chamas, que consumiram rapidamente as casas de madeira.
O feirante Robson Amaral de Jesus residia havia 12 anos no loteamento Novo Progresso. Ele havia chegado do trabalho e conversava com a esposa na cozinha quando sentiu cheiro de algo queimando. Ele foi para a rua e surpreendeu com as chamas. Robson não teve tempo de salvar os eletrodomésticos e móveis da família, que foram destruídos pelo fogo. O feirante diz que precisará contar com a ajuda da mãe e dos irmãos, que devem acolhê-lo a partir de agora. Ele não sabe quando conseguirá reerguer a própria casa novamente. “Quando eu vi o fogo, eu consegui jogar apenas um botijão de gás pela janela, pois fiquei com medo que uma explosão ocorresse e o estrago fosse maior”, contou.
As residências queimadas estavam localizadas perto da rua da Yamada. Todas eram de madeira, o que facilitou a propagação do fogo. Alguns animais de estimação acabaram carbonizados. 
Roseane Ramos morava no local havia dois anos. Ela disse que três casas destruídas pertenciam a membros da família dela. “Eu morava com o meu filho e a minha mãe, mas também tinha a casa de meus irmãos. Foi muito rápido. Eu saí e, quando voltei, já estava pegando fogo, só consegui entrar de novo em casa para pegar o meu filho e uma pasta com documentos”, explicou a moradora, que contará com a solidariedade dos vizinhos para ter um lugar para morar, pelo menos nos próximos dias.
Franci Cunha tinha um pequeno comércio. “Vendia algumas coisas, como alimentos. Essa era minha única fonte de renda, não sei como será a partir de agora. Só me resta pedir o amparo das autoridades nessa hora”, lamentou.
O sargento Angelins, do Corpo de Bombeiros, comandou a operação de rescaldo, realizada na tarde de ontem. O objetivo da equipe, que fez o resfriamento do solo, era impedir que o fogo ressurgisse. Hoje pela manhã os bombeiros retornarão ao local para fazer uma perícia que determinará o que provocou o incêndio.
Coragem - Um jovem estudante, chamado Pedro Henrique, fez a diferença em meio a essa tragédia. Ele salvou da morte um casal de crianças.
Pedro Henrique conta que morava em uma das casas destruídas pelo incêndio. Ele tentava fugir das chamas quando ouviu um menino gritando. Procurou ver o que estava acontecendo e entrou pelo meio do fogo para retirar a criança, que estava desesperada.
Segundo o adolescente, ele ia correndo com o menino e chegou a cair, quando, novamente, foi despertado para o choro de uma menina que caiu na vala. Ele, então, puxou-a pelo braço. Testemunhas dizem que Pedro Henrique teve muita coragem. Ele se feriu no braço direito.
Durante o incêndio, dois cães que estavam acorrentados em uma das casas morreram. Uma testemunha disse que o fogo teria sido provocado por um adolescente que ela viu riscando um fósforo. Como as casas eram de madeira, rapidamente as chamas se propagaram e só não destruíram mais imóveis por causa da ação dos bombeiros, que chegaram ao local com seis viaturas e iniciaram o combate ao incêndio.
Ajuda - As vítimas do incêndio pedem ajuda. Quem puder ajudar as famílias desabrigadas pode entrar em contato por meio dos telefones 8029-5760 e 8980-6939.

Nenhum comentário: