sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Manto carrega o terço


O manto oficial que será usado pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante as procissões do Círio 2014 foi apresentado ao público ontem à noite, ao final da missa das 18 horas na Basílica Santuário de Nazaré. Cerca de 3 mil fiéis participaram da celebração. 
A apresentação do manto, confeccionado pela estilista Stela Rocha a convite do casal Jorge e Amélia Xerfan, foi coroada por um pronunciamento enfático do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Correa, sobre a fé em Deus e o amor de Nossa Senhora por Jesus Cristo e a humanidade. Ao se reportar ao ensinamento de Jesus sobre a postura de não revidar ofensas e superar constrangimentos na convivência com outros seres, dom Alberto destacou que os cristãos aprendem com Maria a oferecer a outra face, a andar quilômetros com o próximo, a dar a túnica, se for preciso. “Queremos que Nossa Senhora nos dê a outra face, nos vista com seu manto, todo ele a resplandecer as virtudes relacionadas a ela”.
“Eu me senti em estado de graça, e o terço é a principal tradução do tema do Círio 2014: ‘Ensina o teu povo a rezar’ “, afirmou a estilista Stela Rocha, 75 anos, sobre o principal elemento utilizado na confecção do manto. Stela conta que um momento inesquecível nos cinco meses de confecção do manto (dos quais três foram dedicados a bordar peça por peça) foi quando conseguiu terminar o desenho, que se baseia livremente na letra da música de padre Zezinho “Ensina o teu povo a rezar”, inspirada no achado da imagem e na Basílica Santuário. 
O fundo do manto é coberto por pérolas, simbolizando o orvalho que estava no manto da imagem ao ser encontrada por Plácido. Stela conta que no centro do manto estão raios em degradê azul, mostrando o céu onde Maria está. No contorno desses raios está um terço formando um relicário. No cerne, repousa uma coroa com 12 estrelas, em alusão à imagem descrita no livro do Apocalipse.
As “Aves-Marias” do terço são representadas por pequenas rosas em madrepérola. Na barra do manto, estão folhas de acalanto e a flor de lis, em alegoria ao triunfo e à vitória sobre espinhos e provações da vida e da morte. Um broche fecha o manto, fazendo uma releitura do ornato conhecido como “Glória”, envolto em nuvens e anjos, arrematado por um pedra da cor do Sol, simbolizando a Luz de Cristo. A missa de ontem também contou com a participação do arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, os bispos auxiliares dom Irineu Roman e dom Teodoro Mendes, o reitor da Basílica Santuário, José Ramos, e outros religiosos. Coube ao coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan Neto, conduzir a imagem peregrina com o novo manto até o altar, onde foi colocada para as orações e a contemplação dos fiéis.

Nenhum comentário: