sexta-feira, 10 de maio de 2013

Campanha no Twitter critica fechamento de cruzamentos

Do Portal ORM

Texto e fotos: Mayara Maciel, com supervisão da jornalista Heloá Canali


O que mais irrita motoristas no trânsito de Belém? A pergunta é até difícil de responder, mas para o jornalista Paulo Bemerguy, um dos maiores problemas para quem trafega de carro e até mesmo para os pedestres, é o fechamento dos cruzamentos. Segundo ele, a causa do problema é a falta de educação. A solução: educação!
Por isso, há aproximadamente uma semana, o jornalista lançou na rede social 'Twitter' a campanha #NuncaFecheCruzamento, que visa conscientizar condutores sobre esta questão. A campanha recebeu o apoio do perfil @belemtransito (criado pelo engenheiro Tiago Paolelli), do blog 'Espaço Aberto', e de milhares de 'tuiteiros' que denunciam, diariamente na rede social, situações do dia a dia de quem sofre com os cruzamentos fechados.
 'O Twitter, assim como a maioria das redes sociais, tem grande visibilidade, principalmente entre os jovens. Por isso, acredito que esses canais devem ser utilizados de maneira consciente, não apenas para servirem como espaço de publicação de questões pessoais ou ainda de discussão sobre questões irrelevantes. Temos que utilizar a internet a favor do coletivo, para mostrar os problemas da nossa cidade e quem sabe resolvê-los', afirmou Paulo Bemerguy.

A campanha consiste na divulgação de fotos, por meio do 'Twitter', de veículos que ultrapassam o sinal amarelo e/ou vermelho, fechando o cruzamento e complicando ainda mais o confuso trânsito de Belém.
Segundo Paulo Bemerguy, a campanha começou de maneira despretensiosa. 'Quando estava a caminho do trabalho, no último sábado (4), comentei no twitter o caos que estava o trânsito na Avenida Duque de Caxias por causa do fechamento de um cruzamento. Alertei o @belemtransito e a campanha ganhou notoriedade. Hoje, milhares de pessoas que seguem o meu perfil no Twitter e o perfil @belemtransito são adeptos da campanha', disse.
Encontrar pontos críticos onde a situação acontece não foi uma tarefa difícil. Em poucos minutos a reportagem do Portal ORM flagrou várias situações. Em quase todos os cruzamentos por onde passamos, havia algum motorista bloqueando o trânsito. Em três cruzamentos no decorrer da Rua Domingos Marreiros, por exemplo, encontramos infratores. Veja as fotos!
No cruzamento com a Travessa Dom Romualdo de Seixas, um veículo de passeio deixou furiosos os motoristas que trafegavam na Domingos Marreiros.
Já no Cruzamento entre a Rua Domingos Marreiros com a Avenida Generalíssimo Deodoro, um caminhão baú foi o responsável por deixar ainda mais lento o fluxo no local.
Outro flagrante foi registrado no cruzamento da Domingos com a Avenida Alcindo Cacela. Percebe-se na foto o sinal verde, mas dois veículos de passeio impedem que motoristas sigam em frente.
De acordo com o Art. 128*VIII do Código Brasileiro de Trânsito, fechar cruzamentos é uma infração de gravidade média, com pagamento de multa no valor de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
 'O trânsito é o local onde mais se expressa educação ou a falta dela. As pessoas que são mal educadas no convívio social também costumam ser assim no trânsito. Costumo dizer que há os infratores, que são aqueles que não se importam se estão trafegando em alta velocidade em avenidas como a Almirante Barroso, e há ainda os mal educados, que não são capazes de dar passagem a outro veículo no trânsito ou ainda fecham cruzamentos, por exemplo. Então problemas como esse só podem ser resolvidos com educação individual, fiscalização e repressão', afirmou Paulo.
A campanha segue movimentando o Twitter, mas seu reflexo vem ultrapassando as telas dos computadores, tablets e smartphones para chegar onde mais importa: no trânsito. 
A Prefeitura de Belém, por meio da AMUB (Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém), responsável por gerenciar o trânsito da capital paraense, admite que o trânsito da cidade tem problemas históricos, responsáveis por afunilar cada vez mais a circulação nas vias, contribuindo para o maior stress dos motoristas e resolveu também iniciar uma campanha educativa,
A partir da próxima semana, 20 agentes de trânsito trabalharão exclusivamente para orientar os motoristas em 10 cruzamentos, considerados os mais críticos da cidade. Eles ficarão divididos em dois turnos (de 7 às 14h e de 14 às 21h) e terão a missão de fazer o trânsito fluir. 'A filosofia desses agentes é educar. É uma equipe diferenciada, que chega junto à população com uma visão de reprimenda às más práticas e está orientada a chamar a atenção de forma a levar a uma ampla conscientização. Eles vão organizar o trânsito para evitar que as vias fiquem fechadas por atitudes dos condutores, e só multarão em última instância. A atuação deles é mais de educação, de garantir a mobilidade a todos', explica Maisa Tobias, superintendente da Amub.

Veja os cruzamentos onde, a partir da próxima semana, agentes estarão para organizar o trânsito:
- Avenida Almirante Barroso com Tavares Bastos
- Avenida Almirante Barroso com a Travessa Humaitá,
- Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) com Rua Boaventura da Silva
- Avenida Presidente Vargas com Rua Gama Abreu
- Travessa Quintino Bocaiúva com a Avenida Gentil Bittencourt
- Travessa Mauriti com a Avenida Pedro Miranda
- Avenida Governador José Malcher com Avenida Castelo Branco
- Avenida Governador José Malcher com a Avenida Generalíssimo Deodoro
- Avenida Governador José Malcher com a Travessa Quintino Bocaiúva
- Avenida Governador José Malcher com a Avenida Almirante Barroso

3 comentários:

Anônimo disse...

Faltou Generalíssimo com 14 de março,
Generalíssimo com Antônio Barreto,
14 de março com Diogo móia (a partir das 18 h); 14 de março com Antônio Barreto (a partir das 18h), 14 de março com a esquina do pronto socorro (a partir das 18h);
Mas duvido que coloquem alguém nessas esquinas que citei, porque a confusão se dá a partir das 18h, quando esse pessoal não trabalha.

Anônimo disse...

E principalmente Diogo móia com generalíssimo (nos horários de pico) EU disse de pico, entendeu, AMURB.

André Batista disse...

Tao importante quanto , é: #naopareemfiladupla. !!!!!!