segunda-feira, 20 de maio de 2013

O bom e o mau exemplo. #nuncafecheocruzamento


Impressionante, meus caros.
Verdadeiramente impressionante.
Em Belém, em dois quarteirões, num percurso de não mais de 300 metros, você pode assistir ao melhor e ao pior em termos de educação no trânsito.
Olhem as imagens acima.
Foram mandadas para o Espaço Aberto, que as editou e apresentou no vídeo acima, de 3 minutos e uns quebrados.
Em cerca de 3 minutos, num percurso de não mais de 300 metros, tem o bom e o mau exemplo.
Temos um milagre e a balbúdia.
Temos o respeito ao bom senso e a tragédia da insensatez.
Observem no vídeo.
Por volta das 19h50 da última sexta-feira, motoristas que trafegavam pela Domingos Marreiros tiveram uma conduta surpreendentemente, milagrosamente, inacreditavelmente correta: evitaram fechar o cruzamento com a travessa Castelo Branco.
Mesmo quando o sinal abriu, contiveram-se. Não avançaram. Não foram à frente. Se o fossem, fechariam o cruzamento, porque o trânsito, mais adiante, estava congestionado.
Com esse bom exemplo, deixaram o trânsito fluir normalmente pela Castelo.
Aí, uns cinco minutos depois, dois quarteirões adiante, o cenário da balbúrdia, da falta de educação, da incivilidade, do deboche às leis de trânsito.
Na Duque de Caxias com a Antônio Baena, cruzamento fechado por ônibus.
Vários deles, fincados bem no meio da rua, bem no meio do cruzamento, impediam a passagem de todo mundo.
Essas imagens mostram que é possível, sim, obedecer ao bom senso, às leis de trânsito e não fechar cruzamentos na cidade.
Como também mostram que os selvagens, infelizmente, contribuem para tornar o trânsito em Belém mais caótico ainda, quando não estão nem aí para os outros.
Ah, sim.
Lembrem-se da campanha do Espaço Aberto e do Belém Transito: jamais feche o cruzamento, #nuncafecheocruzamento. Nunca mesmo. Nem por um minuto sequer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem tinha um agente de trânsito na Antônio Barreto com a 14 de março, horário no qual acontecem engarrafamentos por conta do tempo dos sinais que até a Bernal do Couto.
Nem acreditei.
Deve ter sido pelas inúmeras reclamações postadas pelos leitores desse blog.
De qualquer forma, apesar de o prefeito ter feito apenas sua obrigação (mandar fiscalizar o trânsito) não custa nada parabenizá-lo, pois fazer um elogio não dói.