quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Senado homenageia o ex-governador Almir Gabriel



Após aprovação de voto pesar proposto por Flexa Ribeiro (na foto), minuto de silêncio no plenário. Para Aécio Neves, a ausência de Almir será "sentida por todos aqueles que ainda acreditam que ética e política devem ser irmãs siamesas".
Após o falecimento, na manhã desta terça-feira (19), do ex-governador do Pará Almir Gabriel, o Senado Federal aprovou um requerimento de voto de pesar, em sessão no plenário. O requerimento, proposto pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi assinado por todos os senadores do PSDB, partido que Almir Gabriel ajudou a fundar em 1988, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e outras lideranças.
Durante pronunciamento de Flexa Ribeiro em homenagem, onde fez um relato da vida, da carreira política e do legado que Almir Gabriel deixa ao Brasil e ao Pará, vários outros senadores fizeram apartes comentando o caráter e a história de Almir Gabriel, que foi também senador constituinte e relator do Título VIII da Constituição Federal de 1988, que trata da "Ordem Social".
"Tenho orgulho como paraense de ter participado da história que Almir Gabriel ajudou a escrever de um Novo Pará. Em particular perdi um grande amigo no dia de hoje, a pessoa que me conduziu para  vida pública e sempre busquei seguir seu exemplo, tendo como meta e foco principal atender aos interesses do povo do Pará. Vou hoje para o velório e enterro do meu amigo, mas retorno amanhã para Brasília, para trabalhar aqui no Senado pelo Estado que represento. Esta é a maior homenagem que posso prestar ao amigo e mentor Almir: trabalhar e muito pelos paraenses que tanto precisam e merecem", disse Flexa Ribeiro.
Para o senador Aécio Neves (MG), uma das lideranças do PSDB nacional, Almir Gabriel é um exemplo não só aos paraenses, mas também aos brasileiros. "No momento mais difícil da construção do nosso Partido, o PSDB, na nossa primeira aventura nacional, comandada pelo grande e também saudoso Governador Mário Covas, quem estava ao seu lado era exatamente Almir Gabriel, trazendo não apenas a sua liderança, o seu conhecimento profundo da realidade do Norte e do Nordeste brasileiro, mas, em especial, a sua dimensão moral. Homens públicos como Almir Gabriel ajudaram a construir a democracia neste País. E a sua ausência hoje, certamente, deve ser sentida por todos aqueles que ainda acreditam que ética e política não são incompatíveis; ao contrário, devem ser irmãs siamesas, a caminharem juntas na construção do Brasil sonhado por Almir Gabriel e sonhado por tantos de nós", disse Aécio Neves.
Ao final do pronunciamento de Flexa Ribeiro, o Senado Federal fez um minuto de silêncio em homenagem a Almir Gabriel no plenário do Senado. O presidente em exercício da sessão, senador Jorge Viana (PT-AC), também comentou o falecimento de Almir. "Certamente o sentimento desta Casa é de pesar pela perda do ilustre homem público que foi o nosso Almir Gabriel", disse Viana. Para o líder do PC do B, senador Inácio Arruda, o sentimento de perda é irreparável. "Quero me aliar ao Senador Flexa pelos sentimentos em relação à perda do Almir Gabriel, que sem dúvida foi um lutador pela democracia. Gabriel participou conosco no enfrentamento à ditadura e foi um grande brasileiro que defendeu como poucos este País", disse Arruda.
Também senador pelo Pará, Mário Couto (PSDB) afirmou em pronunciamento que Almir Gabriel foi um dos maiores nomes da história do Pará. "Almir deixou os paraenses orgulhosos de serem paraenses. Recebeu um Estado deprimido e falido e deixou um estado rico, ordeiro, organizado e cheio de empreendimentos, Almir mudou a história do Pará. Deixa uma saudade profunda. Fica o registro de minha gratidão e gratidão do povo paraense, a um homem que amava sua terra e dedicou sua vida a sua terra. O Pará está de luto", concluiu Mário Couto.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: