quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Zenaldo foi nomeado, mas ainda não assumiu

Decreto publicado no Diário Oficial de ontem deixou muita gente intrigada.
No decreto, Sua Excelência o governador Simão Jatene designa Sofia Feio Costa, subchefe da Casa Civil, para responder, "até ulterior deliberação", pela chefia da Casa Civil do governo do Estado.
O prazo estipulado no decreto começa a contar a partir de 1º de janeiro de 2011.
Perguntarão vocês: e Zenaldo Coutinho, o chefe de Casa Civil, um dos primeiros nomes anunciados para compor o secretaria do novo governo?
O poster tentou falar com Zenado e não conseguiu.
Mas conversou com outras fontes.
A explicação é de que Zenaldo, como foi reeleito deputado federal, precisa desembaraçar-se de procedimentos burocráticos para que possa, efetivamente, assumir suas funções na Casa Civil.
É que ele foi nomeado, mas oficial e formalmente não foi empossado.
Ele precisará, portanto, ser exonerado, tomar posse como deputado federal no dia 1º de fevereiro e novamente nomeado chefe da Casa Civil.
A mesma coisa com Nilson Pinto, secretário da Educação.
Quanto a deputados estaduais eleitos como Sidney Rosa e Tião Miranda, respectivamente secretários de Projetos Estratégicos e de Obras Públicas, também precisarão ser exonerados nos próximos dias, para que assumam seus mandatos e logo depois retornem ao governo.

Um comentário:

Orlando Brito do Carmo disse...

Caro Amigo,
Acho que os parlamentares escolhidos secretários de estado, na verdade,não serão exonerados como informa este blog, e sim pedirão licença das respectivas casas legislativas para assumirem suas funções no Governo do Estado. Somente uma contribuição.