quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rolo compressor à vista. Mas o jogo ainda não começou.

Prestem atenção nas negociações.
Monitorem a distribuição de cargos no primeiro, segundo, terceiro e quarto escalões.
Atentem – com a máxima atenção, não esqueçam – para as articulações políticas que deverão eleger, ao que tudo indica, o deputado Manoel Pioneiro (PSDB) presidente da Assembleia Legislativa, no pleito marcado para fevereiro.
Confiram os partidos da base aliada do governo Simão Jatene.
Contem nos dedos.
Se tudo der certo, se os cargos foram distribuídos na medida das ambições de cada um, se as compensações políticas ficaram, como diríamos, no jeito, não há dúvida de que no dia 1º de fevereiro termos um rolo compressor dando partida na Assembleia Legislativa.
Se tudo certo, dos 41 deputados com assento na Assembleia, apenas e tão somente nove vão fazer oposição ao governo Jatene.
Dos nove, um é o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL).
Os outros oito são petistas: Carlos Bordalo Chico da Pesca, Valdir Ganzer, Bernadete Ten Caten, Airton Faleiro, Edilson Moura, Zé Maria e Milton Zimmer.
Sua Excelência o governador Simão Jatene deve estar, é claro, saltitante com isso.
Com sua base política buiada, bamburrando desse jeito, que governador não ficaria saltitante?
Convém, no entanto, ter cautela.
Apoios políticos de menos são capazes de inviabilizar.
Apoios políticos demais, apoios políticos em excesso - próximos à unanimidade - podem levar a relaxar no colchão da própria supremacia.
Apoios políticos em excesso podem levar a concessões em excesso.
Apoios políticos além da conta podem levar, enfim, a práticas podem não ser - para usar aquela expressão inédita (rsss) – republicanas.
Até agora, só existem as adesões.
As contrapartidas vêm depois.
Porque o jogo, de fato, ainda não começou.
Mas está para começar.

11 comentários:

Anônimo disse...

O Alfredo Costa não é mais deputado, ele perdeu a vaga para o ex prefeito de Breves.

MARCIO VASCONCELOS disse...

PAULO,
Acho que o PMDB, ainda vai "lutar" pela Presidência. vamos aguardar.
E só para esclarecer a notícia, acho que o ALFREDO COSTA, perdeu a vaga para o REBELO do PP, que foi diplomado por decisão do TSE.
SDS

Anônimo disse...

Tem tambem 1 deputado do PV, mas o Jatene não quer estab gente o perto. O Jatene arrumou o PV para esta gente com o fito de arrebanhar o pessoal que estivesse insatisfeito com o PSDB e desse apoio ao PSDB. E ai o PV foi de malas e bagagens para o colo da Ana Julia em troca de algus DAS. Até agora o PV que é um partido de aluguel ainda não arrumou nada com o Jatene e acho que não vai arrumar.

pedro paulo maia oliveira disse...

O maior aliado de Simão Jatene é a capacidade, a ALEPA é o laboratório da experiência, a posição (aliados)são as matérias-prima que se juntam à experimentação, a oposição é a pressão que precisa para ferver o caldo, e os contratados, bom, qual o governo que nunca contratou? Afinal o caldo só dá consistência quando a substância é variada.

Poster disse...

É verdade, Anônimo das 08:11.
É verdade, Márcio.
Já está corrigido.
Grato.
Abs.

Anônimo disse...

É bom ter os 32 deputados ao seu lado. Mas é perigoso. Jatene vai ficar na mão deles, que são insaciáveis por favores e cargos. A cada projeto, mais favores e mais cargos. Pode acreditar.

Anônimo disse...

Pode tirar da conta Carmona, Hage, Guerreiro, e uma margem de mais 3.
Fica 8+1+2+3=13 (opa!coincidência)
Mas acho que é essa a conta que o Governador faz.

Anônimo disse...

É por causa desse rolo compressor que não sobra dinheiro para as grandes obras, para contratar concursados, para dar segurança e saúde dignas ao povo. Sempre foi assim em todos os governos. Os deputados se vendem caro, se acomodam junto ao governo e tudo fica como dantes.....

Anônimo disse...

vc esqueceu o Bordalo

Poster disse...

Putz!
Desculpe, Anônimo.
Já acrescentado o nome de Sua Excelência.
Abs.

Anônimo disse...

Car@os,
sejamos honestos: com essas aves de rapina (o rolo compressor) governo nenhum anda...E o PT tem um flanco aberto pra voltar em 2014. Vejam bem! Há o governo federal e os cargos do governo federal (E SEUS RESPECTIVOS PODERES DE FOGO). Alguém aí acha o Jatena um gênio político? Foi ele quem fez a coligação União pelo Pará, em 2006? Quero dizer é que essa thurma do rolo compressor não é flôr que se cheire.