quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Reitor da UFPA é encurralado

No AMAZÔNIA:

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, descartou, ontem à tarde, a possibilidade de anulação de toda a primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 no mesmo dia em que anunciou a divulgação do listão dos mais de 40 mil aprovados à segunda fase do concurso. Ele acabou tendo que passar por um 'corredor polonês' formado pelos cerca de 200 estudantes de cursinhos que reivindicavam a anulação. A insatisfação levou o grupo a fechar a avenida Almirante Barroso pela segunda vez.
A decisão da reitoria foi repetida exaustivamente aos estudantes, que conseguiram uma audiência com o reitor, à tarde, depois de se instalarem no hall da reitoria desde a manhã. A reunião durou cerca de duas horas e acabou em protesto. Os estudantes ouviram parte das explicações do reitor e disseram que eram repetidas e não elucidadoras. Diante do impasse, abandonaram o auditório e ocuparam o hall da reitoria. O clima ficou tenso e o reitor teve que passar no meio do protesto protegido por seguranças, sob um apitaço e muitas palavras de ordem.
Na audiência, os estudantes expuseram diversas situações geradas pela anulação da prova de geografia por causa da 'clonagem' identificada em três das cinco questões. Uma é o prejuízo de quem estudou e viu o concorrente receber a pontuação automaticamente. Outra é a perda de credibilidade em relação às provas das próximas etapas. Eles dizem que não estão convencidos de que somente a prova de geografia repetiu questões já aplicadas por outras instituições, ou que não houve vazamento para um cursinho que utilizou uma delas em sua apostila.
Interdição - Ao deixarem a UFPA, os estudantes partiram para o fechamento da Almirante Barroso, em frente ao curso Impacto. A pista no sentido São Brás/Entroncamento foi interditada por cerca de 20 minutos, aumentando um engarrafamento que já era grande. Uma faixa só foi liberada com a chegada da Polícia Militar. Aborrecidos, motoristas expuseram os estudantes a acidentes ao passarem com velocidade. A pista foi liberada por volta das 19h.

Nenhum comentário: