No AMAZÔNIA:
Estudantes do Pará e demais Estados brasileiros fizeram a segunda e última série de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ontem. Nos locais onde os testes estavam sendo aplicados, em Belém, não houve ocorrências ou problemas graves. O gabarito das provas de sábado e domingo estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pelo organização do certame, junto com o Ministério da Educação.
As duas universidades federais do Pará não estão levando em consideração o resultado do Enem nos seus processos de seleção. Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) não aderiram ao exame como forma de ingresso em suas graduações. Já o instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) vai usar o Enem como única forma de acesso aos cursos superiores de tecnologia e licenciatura.
As provas do Enem deveriam ter ocorrido em outubro passado, mas tiveram que ser remarcadas depois do vazamento dos cadernos de questões em uma gráfica em São Paulo, o que resultou no indiciamento de cinco pessoas. Em Belém, o clima de desconfiança desestimulou alguns estudantes, como Antônio Pedro Nascimento, 17 anos. Ele comentou que fez a prova mais para testar seus conhecimentos, mas não acredita que o resultado possa lhe ajudar a entrar em uma instituição de ensino superior. 'Teve o vazamento das questões. Isso complica muito e até deixa as pessoas sem estímulo para acreditar. Mas eu fiz a prova. Acho que foi boa', diz ele.
Cleidelen Moraes, 18 anos, também fez o exame, pois acredita que pode ajudar a ingressar no IFPA. 'Vim fazer a prova, mas não estudei. Mesmo assim acho que foi uma boa prova. Vamos esperar agora o resultado. Espero ter conseguido. Achei fácil', comentou ela, que fez a prova na escola estadual Pedro Amazonas Pedroso, na avenida Almirante Barroso, em Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário