No AMAZÔNIA:
A anulação da primeira etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2010 da Universidade Federal do Pará (UFPA) é sinônimo de prejuízos financeiros para os vestibulandos. Quem faz cursinho, por exemplo, terá que pagar por mais um mês de aulas e arcar com outros gastos como o transporte entre a casa e o local de estudos. É que a ampliação do calendário de aulas até a realização da última etapa do PSS 2010 é uma decisão já tomada por muitos cursinhos preparatórios. Para isso, a carga horária dos professores vai ser aumentada, o que gera um custo a mais a ser pago pelo estudante.
O diretor do cursinho Equipe, Walter Cancela, disse que o valor a ser pago será proporcional ao número de aulas dadas a mais. É considerado a mais o período entre a data em que as turmas seriam encerradas caso o cronograma da UFPA terminasse no dia 10 de janeiro de 2010 e a nova data definida conforme o novo calendário da instituição.
No caso dos alunos de convênio do Equipe, o prejuízo é considerado um pouco menor porque eles pagavam mais caro para estudar em turmas que reúnem pré-vestibular e terceira série do ensino médio. Como concluirão o ensino regular este mês, serão remanejados para as turmas do cursinho, onde pagarão metade do valor que desembolsaram durante o ano.
Cancela afirma que o cansaço dos alunos é percebido em sala de aula. 'Já estávamos fazendo a revisão. Vamos ter que fazer a revisão da revisão. Com todos os problemas, só sobrou para o aluno. Mas aquele que for mais positivo terá mais atenção e mais chances', diz.
No entanto, o coordenador do Portal de Vestibulares, Edival Amaral, adverte que nem todos os colégios que possuem turmas de convênio oferecem a modalidade cursinho. Sendo assim, como a prova da UFPA será concluída depois que já tiver começado o ano letivo de 2010 nas escolas (entre 18 e 20 de janeiro), esses estabelecimentos poderão não ter salas ou professores para atender os vestibulandos.
Há também aqueles que vieram de outras capitais brasileiras - como Macapá (AP), São Luís (MA) e Manaus (AM) - para disputar as vagas na UFPA. Esses terão gastos extras com passagens (aéreas, ônibus ou barcos) e hospedagem. E o prejuízo deve ser alto, já que, por contas das festas de final de ano, os preços das passagens sobem muito por causa da alta temporada.
Revisão - Diante do inevitável, os vestibulandos aproveitam o tempo a mais de estudos para analisar as questões que erraram. Eles acreditam que dará tempo para rever os conteúdos e não errar novamente. Candidata ao curso de Engenharia Elétrica, Glenda Daniele conta se sente bastante desgastada com o adiamento do calendário de provas, mas considera o tempo razoável porque acreditava que a última prova seria realizada somente em fevereiro. Para a vestibulanda, a anulação forçará a instituição a apresentar provas mais difíceis.
Vanessa Lima, que tentará uma vaga em Letras, disse que aproveitará o tempo para aprender o conteúdo que não estudou. 'A rotina de mais dias de aula no cursinho e reforço em casa é cansativa', diz, 'mas será mantida até o final'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário