sábado, 21 de novembro de 2009

PTB cada vez mais distante do governo Ana Júlia

Lembram-se do que o blog informou aqui?
Foi no dia 25 de outubro.
Nesse dia, um domingo, o Espaço Aberto informou que no dia anterior, sábado (24), o prefeito Duciomar Costa (PTB) jantaria com o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT).
Em pauta: a formação de um bloco entre o PTB do cara de sorte, o PDT de Giovanni e o PR de Anivaldo Vale, o vice de Duciomar.
Lembram-se do que o blog comentou aqui?
Foi no dia 17 de novembro passado.
Nesse dia, o Espaço Aberto comentou comentou que “a rejeição, pela Câmara Municipal de Belém, do projeto da prefeitura que previa a terceirização de vários serviços públicos, inclusive o da água, é um empecilho e tanto para as pretensões da governadora Ana Júlia de ter o PTB ao lado do PT, na eleição do próximo ano.”
Pois é.
Agora, leiam o trecho abaixo.
Está num artigo que o presidente da Saaeb, Raul Meireles, assina e que está publicado em O LIBERAL desta sexta-feira (20).
Meireles comenta sobre as consequências jurídicas da rejeição do projeto.
Mas o importante está no finalzinho do artigo.
Leiam:

A conduta da bancada do PT no processo de apreciação e votação da regulamentação das leis das concessões e PPPs na Câmara Municipal certamente acarretará consequências extremamente danosas ao processo de articulação política que o governo Ana Júlia precisa construir tendo em vista as eleições de 2010 que corre um sério risco de isolamento político, especialmente em relação ao PTB do prefeito Duciomar que é considerado parceiro no plano nacional, parceiro no plano estadual, mas inimigo no plano municipal, bem como em relação ao PR do vice-prefeito Anivaldo e do PDT do deputado Giovanni Queiroz, que podem juntos constituir a terceira via para as eleições do ano que vem. Foi um libelo contra a possibilidade de composição dos dois líderes, prefeito e governadora, pois se o governo do PTB não pode ser apoiado na Câmara municipal, não poderá apoiar o governo do PT na Assembleia estadual.
»Muitos conhecem o significado da expressão “vitória de Pirro”. Ela tem origem no general grego Pirro, rei de Épiro (atual Albânia), que reuniu seus oficiais no campo de batalha de Asculum, perto de Roma, para saudar a vitória parcial das suas tropas contra o poderoso exército romano. No entanto, ao constatar as enormes baixas de soldados e oficiais, disse extremamente preocupado: "Mais uma vitória como esta e estou perdido”. Daí o termo "vitória de Pirro" significar uma conquista em que as perdas do vencedor, numa visão de processo, são às vezes maiores que as do perdedor.


Ficou claro?
É isso.
As pretensões de Sua Excelência a governadora Ana Júlia de ter o PTB, PDT e PR em sua aliança, em 2010, são cada vez mais remotas.
Amanhã, vocês sabem, tudo pode mudar.
Mas até agora é exatamente assim.
Como o blog adiantou.
E como Meireles confirmou.

Um comentário:

Anônimo disse...

É só botar mais grana que eles voltam.