quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Outdoors saem de avenida

No AMAZÔNIA:

Os mais de 700 outdoors instalados em Belém estão com os dias contados. Pelo menos no que depender da Secretaria Municipal de Economia, toda a propaganda em formato de painel outdoor será removida, em cumprimento à lei municipal 8.106/01, que estabelece as regras para a propaganda em via pública. Ontem, agentes da Secretaria de Economia percorreram parte da avenida Pedro Álvares Cabral desmontando as estruturas com propaganda instaladas na via. Até o final da manhã, 20 outdoors haviam sido removidos. A operação de retirada continua hoje, percorrendo a Pedro Álvares Cabral no sentido Centro-Entroncamento.
Donos de agências de publicidade que tiveram peças recolhidas pela Prefeitura classificam as ações de retirada como arbitrárias e cobram, da Secretaria de Economia, alternativas para a regularização das peças publicitárias de rua.
Segundo a Secon, 100% dos outdoors em Belém estão irregulares justamente por não possuírem a licença de instalação. O documento é emitido pela própria Secon e deve ser renovado anualmente. O custo médio por outdoor é de R$ 155.
Os donos das agências de publicidade que trabalham com outdoors contestam a ação da Prefeitura. Eles alegam que a Secretaria de Economia tem sido arbitrária ao não permitir a regularização das peças que estão dentro do padrão exigido pela lei 8.106/01, mas que ainda carecem de licença.
Sérgio Bogéa, proprietário da Contato Visual, afirma não ter recebido respostas da Secretaria de Economia sobre pedidos de regularização já protocolados no órgão. 'Eles tinham um prazo de 15 dias e não me deram resposta. Todas as minhas 27 peças que foram retiradas da Almirante Barroso estavam com pedido de regularização. Não houve nenhuma notificação antes da retirada', diz o empresário.
Bogéa afirma que a operação de retirada de outdoors é um duro golpe no mercado de propaganda de rua de Belém. Segundo ele, há empresas menores que perderam 80% das peças com as ações recentes da Secon. 'Tem gente que não vai ter como trabalhar e vai ter que fechar', analisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ponto para a Prefeitura de Belém!
Enfim, uma medida decente, boa e que ajudará em muito a cidade. Pena que não desmontaram as estruturas dos outdoors, dando a entender que podem voltar se pagarem as taxas devidas.