segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Horário confunde candidatos

No AMAZÔNIA:

Cerca de 300 candidatos deixaram de fazer, ontem de manhã, a prova intelectual do processo seletivo em Belém para a Escola de Sargentos das Armas (Essa) e Escola de Saúde do Exército. O número corresponde a 30% do total de 800 candidatos inscritos. O motivo para que muita gente não pudesse participar do exame do processo seletivo foi, basicamente, o fato de que vários candidatos confundiram o Horário Brasileiro de Verão (HBV) com o horário de Belém. A prova começou às 8 horas, horário de Belém, correspondendo às 9 horas do HBV.
O acesso dos candidatos foi programado com a abertura do portão de entrada do Colégio 'Tenente Rêgo Barros', local da prova, ocorrendo às 5h30 e se encerrando às 7 horas (horários de Belém), de acordo com o que foi divulgado pela coordenação do processo seletivo no Manual do Candidato. Quem perdeu o horário da prova lamentou o fato, enquanto candidatos que fizeram o Exame Intelectual (EI) disseram que a parte de Matemática foi difícil, e o tema da redação versou sobre a imprensa.
O major Scafutto, da área de Comunicação Social da 8ª Região Militar, informou que a coordenação do processo seletivo ainda não dispõe do levantamento da quantidade de faltosos, mas em uma quantificação preliminar, foram 800 candidatos inscritos em Belém, dos quais 500 fizeram prova ontem na cidade (no Estado somente houve prova na capital), existindo cerca de 300 candidatos faltosos.
A prova envolveu questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e mais uma redação, e foi aplicada no período das 8 às 12 horas (horário de Belém) nas salas de aula do Colégio 'Tenente Rêgo Barros', na avenida Júlio César. O gabarito da prova está previsto, como informou o major, para ser divulgado amanhã, dia 17, nos endereços www.esa.ensino.eb.br. e www.essex.ensino.eb.br. São 1.170 vagas para a área de Combatente Logística Técnica, 25 para Aviação e 21 para Música para os Cursos de Formação de Sargentos do Exército (CFS) e mais 100 vagas no Curso de Formação de Sargentos de Saúde do Exército Brasileiro (CFS Sau).
A seleção de ontem da Escola de Saúde do Exército envolveu candidatos ao curso de Técnico de Enfermagem, e os da Essa, para as armas e para música. Os dois concursos referem-se à patente de sargento, cujo salário inicial é de R$ 1.800,00. Após a prova intelectual, os candidatos aprovados vão prestar exames físicos e médicos, também eliminatórios.
'Mais de 15 candidatos faltaram na minha sala, agora teve muita gente que deixou de fazer a prova, porque veio de bermuda, de camiseta, com aparelho celular, o que não era permitido no processo seletivo', afirmou o candidato Peterson Cordeiro, 21 anos, que cursa Engenharia Elétrica, mas quer ser sargento do Exército. O candidato Joniel Araújo, 22 anos, viajou do município de Tucuruí para prestar exame ontem no processo seletivo do Exército Brasileiro. 'A prova foi puxada nas questões de matemática, e foram 36 questões objetivas para combantes e logística na Essa e a redação, e 40 questões e redação para os candidatos de música'. Antes de deixar o local de prova, candidatos afirmaram ter gostado do tema da redação, sobre a imprensa.

Nenhum comentário: