sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Feira do livro será aberta

No AMAZÔNIA:

A XIII edição da Feira Pan-Amazônica do Livro abre hoje, no Hangar, com muitas novidades. Este ano, o país homenageado será a França e o autor, Dalcídio Jurandir. Toda a ambientação da feira será voltada para a temática francesa. Além dos 178 estandes de expositores, o evento vai contar com a presença de escritores convidados como Ariano Suassuna, Zuenir Ventura, Emir Sader, entre outros. O público infanto-juvenil ganhou um espaço exclusivo, no Salão B, onde vai dispor de atrações como a Cidade do Livro e o Parque da Turma da Mônica. Entre as atrações musicais, Lenine, que abre a programação, Paula Lima, Flávio Venturini, João Bosco e Arthur Moreira Lima.
A programação e as mudanças do evento foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa, na manhã de ontem, com a presença do secretário de Estado de Cultura, Edilson Moura, diretor de cultura da Secult, Carlos Henrique Gonçalves e assessor do Hangar, arquiteto Paulo Morelli, responsável pela infraestrutura da feira.
Uma das mudanças será no horário das atrações musicais, que este ano começam às 22h, no palco montado no deck do Centro de Convenções, logo após o fechamento dos estandes da feira. Outra mudança é no espaço físico. O evento vai ocupar boa parte da área externa do Hangar, onde serão montadas tendas climatizadas e onde também vai ficar o Parque da Turma da Mônica.
A expectativa no volume de negócios também está maior. Este ano deve ultrapassar os R$ 30 milhões, superando os R$ 25 milhões do ano passado. 'Não temos dúvidas de que a Feira Pan-Amazônica do Livro, em breve, será a maior feira regional de livro do Brasil', disse o diretor de cultura da Secult, Carlos Henrique Gonçalves.
A ambientação será outro ponto de destaque. Toda baseada nas cores do país homenageado, a França, a decoração vai receber ainda uns toques especiais do artista plástico Eduardo Kobra. 'Ele vai brincar com essa coisa do desenho de rua, resgatar aquela nossa Belém antiga, sem fios. Além disso, vamos ter muitas bandeiras da França, que por sinal tem as mesmas cores da nossa bandeira do Pará', lembrou Paulo Morelli.
Além dos bate-papos com escritores e das atrações musicais, a feira vai contar ainda com outros atrativos, como o seminário 'Dalcídio Para Todos', nos dias 7 e 8 de novembro; programação sobre as leituras do Vestibular 2010 promovida pela Universidade Estadual do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA), diversas mesas temáticas e muitas oficinas voltadas para o público infanto-juvenil e também adulto. 'A feira foi pensada para atender a todos os públicos, desde as crianças pequeninas até o pessoal da terceira idade', garantiu Carlos Henrique.
Ele informou ainda que, apesar da opinião contrária de algumas pessoas, o evento continuará tendo entrada franca.

Nenhum comentário: