No AMAZÔNIA:
A partir das 19 horas de hoje, no município de Paragominas, será realizada a trasladação da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Após a missa de abertura, a imagem da Padroeira dos paraenses será levada em procissão até a Igreja da Promissão III, de onde sairá amanhã, às 6 horas, para o Círio, em um percurso de três quilômetros até a praça Célio de Miranda.
Segundo a coordenação, 60 mil pessoas devem participar da romaria, que tem como tema 'Em Maria, a Palavra se fez carne', o mesmo que foi refletido no Círio em Belém, em outubro passado. Segundo o pároco, padre Deusamado Moura, pessoas de outros Estados como Maranhão, Goiás e Minas Gerais também vão ao município para prestigiar a festividade de Nossa Senhora de Nazaré.
Desde o dia 18 de outubro, os católicos de Paragominas fazem homenagens à Rainha da Amazônia, como novenas, peregrinações e cavalgadas.
Amanhã, outros municípios e localidades no interior paraense também saúdam Maria de Nazaré. Acará, Maracanã, Primavera e São Jorge do Prata devem reunir cerca de dez mil pessoas, cada um, para os Círios locais. O Departamento de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese) estima que quase 200 mil pessoas são mobilizadas nos festejos de Nossa Senhora de Nazaré no interior do Pará, movimentando cerca de R$ 600 mil na economia.Maracanã - Em Maracanã, a romaria será a partir das 8 horas de amanhã. A caminhada de fé dura, em média, três horas e vai percorrer cerca de quatro quilômetros. O tema da festividade - 'Em missão, com Maria' - foi escolhido pelo padre Marco Marelli, pároco da Matriz de São Miguel, que é o santo padroeiro de Maracanã, reverenciado todo dia 29 de setembro. O religioso explicou que o tema segue orientação do bispo dom Carlos Verzeletti, que, neste ano, tem como objetivo pastoral, na Diocese de Castanhal, que 'Maria Santíssima é para nós a escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer'.
Este ano o Círio de Maracanã completa 97 anos de existência. Mas conta a história que, bem antes de 1912, alguns católicos do município já faziam uma procissão pelas ruas da cidade. Mas tudo era muito simples, sem a grandiosidade atual.
A programação oficial da paróquia de São Miguel, iniciada no dia 1º, inclui a entrega de imagens da Virgem nos bairros e comunidades rurais para as peregrinações. Anteontem houve uma romaria de motoqueiros em direção à comunidade localizada no km 28 da rodovia estadual que liga Igarapé-Açu a Maracanã. Anteontem ocorreu a concentração de fiéis, que saíram em carreata levando a imagem para percorrer as ruas da cidade. No caminho houve diversas homenagens até a chegada ao trapiche municipal, onde a imagem seguiu para as localidades de Mocooca e Fortalezinha, em viagem que durou cerca de duas horas.
É da última localidade que, já na manhã de hoje, a imagem retorna ao trapiche na cidade, sendo recebida por centenas de fiéis, para ser levada à igreja da Matriz. Na noite de hoje ocorre a trasladação em direção à igreja de São Benedito, de onde, a partir das 7h deste domingo, sai a grande romaria rumo à Matriz de São Miguel Arcanjo. 'A caminhada com cantos e orações será um testemunho de fé dos maracanaenses e da multidão de peregrinos que de diversas partes ocorre à Maracanã para honrarem a Mãe do povo cristão', disse o padre Marco Marelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário