No AMAZÔNIA:
Mais de cinco mil pessoas participaram, na manhã de ontem, em Maracanã, da 97ª edição do círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, numa cidade onde o santo padroeiro é São Miguel Arcanjo, cuja imagem também fez parte da romaria, levada em destaque, na frente da peregrinação. Sob um sol forte, amenizado pelo vento que vinha do rio Maracanã, os fiéis gastaram menos de três horas para percorrer os quase três quilômetros do trajeto da caminhada de fé, com longas paradas para que a imagem da Virgem pudesse receber diversas homenagens, a maioria com foguetório. O grupo folclórico maracanaense Novo Zimba, com 31 anos de existência, prestou sua homenagem tocando o hino 'Vós sois o lírio mimoso', no ritmo do carimbó.
A romaria saiu da igreja de São Benedito por volta das 8h, depois de ter sido celebrada apenas metade da missa, interrompida no ato penitencial. Na chegada à Matriz, ela recomeçou com o canto do Glória, sob o comando do padre Camilo, que no último dia 14 de outubro foi ordenado padre pelo bispo dom Carlos Verzeletti, da diocese de Castanhal.
A distribuição de água mineral ajudou a aplacar o calor. O clube musical Elidio Almeida e a banda do colégio Lauro Sodré, de Belém, animavam os fiéis a entoar cânticos religiosos, muitos dos fiéis agarrados à corda de quase 200 metros.
O andor que levava a imagem e Nossa Senhora era empurrado pelos integrantes do grupo Guardiões de Maria, formado por moças e rapazes da cidade. 'Esse é o círio da esperança, para que Maracanã e seu povo continue crescendo cada vez mais', disse uma das que empurravam o andor.
Para o pároco da Matriz de São Miguel, o padre italiano Marco Marelli, o povo católico de Maracanã 'participa de forma apaixonada dessa homenagem à Nossa Senhora'. Ele garante que tem crescido o numero de fiéis nas celebrações e atividades pastorais. Padre Marco não teme hoje perder fiéis para as igrejas evangélicas, e garante que 'nem mesmo nosso povo tem medo do confronto de ideias, e faz sua parte cristã com orgulho. Sentimos que tem se acentuado a presença do nosso povo nas igrejas, como observei na vila Tatuteua', acrescenta o religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário