sábado, 7 de novembro de 2009

Chuvas acionam o alerta

No AMAZÔNIA:

Com o início do período chuvoso as atenções se voltam para as pessoas que residem em áreas de risco. Casas próximas de canal e áreas que inundam são os principais focos de trabalho da Defesa Civil Municipal, que começou ontem a operação Inverno 2009. Durante todo este mês serão visitados os pontos considerados mais críticos e com risco de alagamento na cidade.
Ontem a ação preventiva começou pela travessa Quintino Bocaiúva, onde os moradores foram orientados a não colocar lixo ou entulho na rua em dias de chuva, evitando que sejam levados pelas enxurradas e prevenindo o entupimento de bueiros. Os moradores também estão sendo orientados a verificar as condições de segurança das casas: se apresentam rachaduras ou outro problema de risco.
Morador há 15 anos da travessa Quintino Bocaiúva, esquina com a Bernardo Sayão, o aposentado Wilson Guedes, 68 anos, demonstrou satisfação com o trabalho preventivo. 'Eles explicaram sobre os riscos que corremos durante o período chuvoso, além de distribuírem material informativo. Acho muito importante esse tipo de ação, pois moramos em uma área de risco', disse.
O trabalho de limpeza de canais está sendo intensificado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). A ação, que começou em setembro e vai até julho do próximo ano, consiste na limpeza e desobstrução dos 68 canais de Belém e distritos, das ruas e das redes de drenagem. Trabalhadores da Sesan estão limpando manualmente os canais do Una, Mata Fome, Mariano e Tucunduba, um dos maiores da cidade, com cerca de 5 quilômetros e que concentra grande quantidade de entulho e lixo.
Os próximos canais a serem limpos são os da Bernardo Sayão, Timbiras e Quintino. A limpeza está sendo feita por 300 homens que retiram o entulho e o lixo e fazem também a capinação das margens. Os bairros que mais sofrem com os alagamentos em Belém são Jurunas, Cidade Velha, Cremação, Condor e Guamá.

ÁREAS CRÍTICAS

1. Canal da 14 de Março, até a 9 de Janeiro
2. Conselheiro Furtado, no mesmo perímetro
3. 9 de Janeiro, entre Mundurucus e Pariquis
4. Fernando Guilhon, entre 14 de Março e Dr. Moraes
5. Fernando Guilhon, entre Onório José dos Santos e Bernardo Sayão
6. Mundurucus e Tamoios com a Bernardo Sayão
7. Quintino Bocaiúva, entre Mundurucus e Fernando Guilhon
8. Pariquis, entre Dr. Moraes e Alcindo Cacela
9. Rui Barbosa, entre Mundurucus e Caripunas
10. Apinagés, entre Fernando Guilhon e Timbiras
11. Padre Eutíquio, entre São Miguel e Alcindo Cacela
12. Caripunas, entre Tupinambás e Padre Eutíquio
13. Canal da Dr. Moraes até o Canal da 14 de Março
14. Rua Euclides da Cunha, entre Mundurucus e Caripunas
15. José Bonifácio, entre Bernardo Sayão e Barão de Igarapé Miri

Nenhum comentário: