sábado, 7 de novembro de 2009

MEC exclui alunos da UFPA

No AMAZÔNIA:

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será realizada neste domingo, dia 8 de novembro, às 13 horas, horário de Brasília. Apesar das denúncias de vazamento de provas terem sido descartadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal da Paraíba, o exame começa a ser visto com desconfiança por alguns alunos. Este ano, no Pará, estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará deixaram de ser registrados no sistema do Ministério da Educação (MEC). A UFPA pede a reabertura do sistema de registro ou a liberação destes da obrigatoriedade de participar do exame. O Enade é um avaliação realizada entre alunos dos cursos de graduação, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil. Tem caráter obrigatório para os alunos selecionados pela instituição e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Os locais de prova estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.inep.gov.br.
O estudante de Processos Gerenciais, Murilo Guimarães, que irá realizar o exame neste domingo, disse que não fez nenhuma preparação específica para a prova. 'Vou fazer a prova com o conhecimento que adquiri ao longo do curso. Não tive conhecimento de nenhum processo de preparação para esta prova', declara. Ele afirma que tomou conhecimento do exame através da televisão, mas que recebeu um documento enviado pelo MEC aproximadamente duas semanas antes. Ele diz acreditar que a avaliação é muito importante, desde que seja aplicada com seriedade.
Na Universidade Federal do Pará, alguns alunos do curso de Psicologia não foram registrados no sistema do Ministério da Educação (MEC). Em nota, o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos e a Faculdade de Psicologia da UFPA explicam que o problema ocorreu porque estes estudantes concluíram a graduação em bacharelado no primeiro semestre de 2009, mas ainda estão cursando a graduação em formação de psicólogos. Em consequência disso, possuíam duas matrículas na instituição no período estipulado pelo MEC para o cadastro de alunos aptos a fazer o exame. A nota informa ainda que a Procuradoria Geral da UFPA, por meio do Gabinete da Reitoria, já enviou um memorando ao Ministério da Educação pedindo a reabertura do sistema de registro de estudantes, a fim de incluir estes alunos ou a liberação destes da obrigatoriedade de participar do exame. Até o momento, porém, a instituição não obteve resposta.

Nenhum comentário: