sábado, 7 de novembro de 2009

Caetano é melhor cantando do que criticando

Do leitor Giovany Figueiredo, sobre as críticas de Caetano Veloso ao presidente Lula:

Há muito tempo que deixei de levantar bandeiras de partidos políticos. Mas não posso ficar calado diante do comentário do excelente compositor Caetano Veloso.
Caetano precisa andar pelas universidades públicas para descobrir que no governo Lula essas instituições foram reconstruídas. Construções de auditórios, bibliotecas, novas salas de aulas, equipamentos.
As universidades ganharam novas vagas para realização de concursos, o que era quase que proibido na era FHC. Isto resultou no aumento da oferta de vagas nos vestibulares, além de uma melhoria significativa no ensino e, principalmente na pesquisa. Sei que precisamos melhorar muito. Mas para consertar os malefícios da era FHC e Paulo Renato ainda vamos precisar de, pelo menos, mais uma década.
Além disso, no governo Lula novas Universidades foram criadas no Brasil, além de mais uma centena de Institutos Técnicos (Cefets).
Então, a critica de analfabeto, cafona e grosseiro não cabe para um homem que teve a sensibilidade de perceber a importância da educação para nosso País.
Por causa do Lula, o Brasil realiza todos os anos a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
A OBMEP (Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas) tem resgatado verdadeiros talentos matemáticos da Escola Pública.
Tive o privilégio de Coordenar esse projeto no Pará por alguns anos e sei do empenho pessoal do presidente Lula para viabilizar esse projeto. Peço encarecidamente ao Caetano: continue cantando Sampa, Força estranha etc.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ora, ora...
o pecado do Paulo Renato foi tirar o dinheiro das Universidades e criar o Fundef. Teve tutano para fazer isso.
E o pecado de FHC foi recuperar o Brasil inteiro, para que hoje se tenha dinheiro para o Fundef e para as Universidades. Teve competência para fazer isso.
A maior Olimpíada de Matemática do mundo é também a maior coleção de zeros do mundo. E já é tradição nas Universidades brasileiras professores resgatados de Olimpíadas de Matemática, que se realizam no Brasil já há uns 50 anos.
Ora, ora. O lema desse governo é: Mateus, primeiro os teus! E como as Universidades gostam disso!
Para os Mateus, criticar o Lula é pecado mortal. Para mim, o Lula continua sendo um líder sindical, com tudo de bom e de ruim que esse tipo de liderança tem. E só.
E o Caetano, que viu o parceiro Gilberto Gil se esborrachar, traído, no governo, deve falar, sim. E muito.
Ana Diniz

Yúdice Andrade disse...

Palmas para o autor deste comentário.

Anônimo disse...

Para alguns o Brasil começou há muito pouco tempo. Embora novo, o pais tem história. O pessoal que acha que o Lula fez tudo, alardeando isso como se nada existisse antes, está enebriado - ou esquecido. Acho que o nosso presidente deveria ganhar um título. Não esses que ele anda pegando patrocinados por nossas Estatais, como o de Londres, onde o BNDES, O BB e a PETROBRÁS, alem de empresas consideradas nocivas ao País colaboraram. Ele deveria ganhar o prêmio de "Maior Usurpador", que transforma fatos velhos em novos. Onde salário educação e vale gás vira bolsa família, onde a politica econômica "foi criada no governo dele" - manutenção de juros altos, dólar flutuante etc. -, ou seja, pegar um Boing já decolado e com controle remoto ligado é molesa. Cadê aquela carta onde tudo isso era contestado. E os vídeos prometendo aumento igual para todos os aposentados - Claudio Humberto. E o vídeo onde ele condena o Bolsa Escola e outras formas de ajuda do Governo Anterior? Achar que o primário lhe deu mais do que o necessário é "treva".

Anônimo disse...

O "Sampa" e o "Força estranha" ficam por conta de quem acredita na existência de alguma influência paulista ou de qualquer outra na crítica de Caetano.

E se essa influência existir, qual o problema?

Acaso o sujeito não pode expressar opinião?

Era tempo mesmo de o Caetano sair da inércia..... passou muito tempo para criticar o populismo típico dos amantes do Poder e das republiquetas...