No AMAZÔNIA:
O Hospital Pronto-Socorro Mário Pinotti fez, somente no mês passado, cerca de 8,3 mil atendimentos, uma média diária de 270 pacientes, o equivalente a cerca de 11 atendimentos por hora conforme dados estatísticos do HPSM da 14 de Março. Do total de atendimentos, 252 pessoas foram vítimas de agressões físicas e 177 foram acometidas por algum tipo de acidente no trânsito.
Entre os motivos mais freqüentes que vitimam pessoas estão os acidentes provocados por arma de fogo, trânsito, atropelamento, agressão por arma branca e acidentes de trabalho. As armas brancas, que incluem os instrumentos cortantes e afiados, também estão entre as causas que mais levam vítimas ao óbito, principalmente jovens.
Ao longo do mês de agosto de 2008, 177 pessoas acidentadas no trânsito foram encaminhadas ao Pronto-Socorro da 14 de Março, assim como, 144 pedestres que foram atropelados nas vias públicas. No mesmo local foram atendidos 30 pessoas por arma branca, 18 por arma de fogo, 175 por acidentes no trabalho, 19 vítimas com queimaduras e 2 por tentativa de suicídio. Casos de acidentados por mordida de animal (cão, cobra etc), afogamento e homicídio também são comuns, assim como os atendimentos provenientes de intoxicação por drogas, venenos, alimentos e bebidas. No período em referência, 252 pessoas foram socorridas em conseqüência de agressões físicas.
Atualmente, no HPSM, da 14 de Março, 51,89% dos atendimentos de internação hospitalar são oriundos da Região Metropolitana de Belém (RMB), 47,92% são pacientes vindos do interior e 0,19% são pacientes de Estados vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário