terça-feira, 16 de setembro de 2008

Icuí no trajeto do Traslado

No AMAZÔNIA:

A comunidade católica do Icuí-Guajará recebeu com festa a inclusão do bairro no trajeto do Traslado, a maior das onze procissões oficiais da programação do Círio 2008. A imagem peregrina deve percorrer as ruas do bairro na tarde e noite do dia 10 de outubro, depois de passar pelo Jaderlândia, Cidade Nova e Paar. A doméstica Maria Margarida Moreira Dias, moradora da 17B, casa 8, espera ver pela primeira a imagem da Santa.
Muitos paroquianos ficaram sabendo da notícia através da matéria publicada ontem no Amazônia. A própria paróquia do bairro, a caçula da Arquidiocese de Belém, criada em 2006, também foi comunicada há poucos dias, o que obrigou o pároco, padre Marino Gabrielli, a constituir uma equipe de recepção de última hora. 'De qualquer maneira, a informação foi bem-vinda. Será uma honra receber a visita da imagem da Virgem de Nazaré', avaliou Iraci Andrade, secretária paroquial.
Os fiéis do Icuí-Guajará prometem uma festa para o dia, tal como já acontece nos bairros do Jaderlândia, Paar e Cidade Nova. A inclusão do Icuí no trajeto do Traslado atendeu a um pedido do arcebispo metropolitano, dom Orani João Tempesta, que há três anos tem incluído bairros periféricos nessa procissão. Primeiro foi o Jaderlânfdia, depois o Paar. Ano passado, cerca de 500 mil pessoas participaram do Traslado.
Para compensar a inclusão de mais um bairro no trajeto, o que acarretaria prolongamento do tempo de procissão, os organizadores da Festa decidiram antecipar para as 11 horas a saída da procissão da frente do Santuário Mariano. O evento começava às 13 horas e depois passou para o meio-dia. Outra medida tomada nesse sentido foi dar seguimento à procissão sem que a imagem seja retirada da berlinda na frente das paróquias por onde passa. Desse modo, o nicho vai apenas parar em frente aos templos.
No ano passado, a procissão durou 9 horas e 45 minutos, do Santuário Mariano até Ananindeua, de onde sai no dia seguinte para a procissão rodoviária até o trapiche de Icoaraci. Maria Margarida Moreira Dias mora há oito anos no Icuí-Guajará. Ela veio de Palmas, acompanhando o marido. Nesse tempo, nunca participou do Círio, mas assiste ao evento pela televisão por ter medo de sair de casa devido à onda de violência que impera no bairro. Católica, diz que gostou da notícia e espera ver pela primeira vez a imagem da Virgem de Nazaré. 'Fiquei emocionada só de saber', revelou.

Nenhum comentário: