terça-feira, 23 de setembro de 2008

Plano vai começar pela terra firme

No AMAZÔNIA:

Estratégias de segurança com enfoque na prevenção e com participação efetiva da comunidade. Essa é a principal diretriz do Plano Estadual de Segurança Cidadã do Pará, que tem lançamento previsto para o dia 30 deste mês.
O Plano Estadual de Segurança Pública vai começar na Terra Firme com investimento de R$ 700 mil garantidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação 'Força Pela Paz' teve custo de R$ 1,3 milhão, que incluiu a compra de 600 novas viaturas, dez embarcações, 182 motocicletas, 3.229 coletes à prova de bala e 2,4 mil novas armas, e envolve o trabalho de policiais militares, civis, agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e integrantes do Corpo de Bombeiros. Em 22 dias, a operação já apreendeu armas, drogas e prendeu supeitos de envolvimento com a criminalidade naTerra Firme.
O major Elson Brito, da Polícia Militar (PM), que atua na direção de relações com a sociedade, explica que para ter êxito a operação Força pela Paz conta com os mais de mil policiais que estão sendo formados, até o fim do ano, dentro do programa de Polícia Comunitária do Ministério da Justiça. 'Essa é uma ação preventiva, que se soma à ação de repressão', explica.
Da mesma forma ele diz que será implementado o projeto 'Segurança Cidadã', dentro do Plano Estadual de Segurança Pública. O 'Segurança Cidadã' terá uma base física de 40 metros quadrados com estrutura de comunicação e uma equipe local para cuidar da integração com a comunidade e com os demais organismos da área da segurança. 'O outro braço do programa vai funcionar com os Promotores de Polícia Comunitária, pessoas dos vários segmentos da comunidade e dos órgãos de segurança com formação específica oferecida pelo Estado', reitera.
O Plano Estadual de Segurança Pública, a ser lançado no dia 30, está descrito na resolução 122/2008, do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), que aprovou o novo plano, tornado público na edição do dia 3 de setembro do Diário Oficial do Estado (DOE). Pela Resolução, o plano prevê um novo modelo de segurança pública que garanta também a cidadania como prioridade das políticas públicas estaduais.

Nenhum comentário: