quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O que eu pretendo fazer por Belém como prefeito

JOÃO MORAES
Candidato do PSL a prefeito de Belém

Para diminuir em certos casos e acabar em outros com nossa insegurança social, é simples e sem mistério. Ainda que pareça que dissertar a respeito do tema segurança social em nosso Brasil equivale, infelizmente, a tecer de forma humilhante o óbvio conceito de insegurança social como ponto principal. Com efeito, asseguro não existir quem dispense o vínculo da insegurança social pública ao da insegurança pessoal, salvo se for um conhecedor profundo da relação do "eu" individual com o do "eu" coletivo. Sendo a insegurança um complemento natural e até espontâneo da reação humana ao medo que se presencia e que se escuta. Tudo bem evidente em qualquer cidade brasileira, em especial Belém.
O problema não consiste em ter um exato planejamento somente policial para o município de Belém, e sim de selecionar critérios de distinção entre a verdadeira insegurança social de tempo real e a pseudo-insegurança mercadológica de interesses do capital. Por sua vez, medo de tudo insiste no encantamento ao crime pelo poder atribuído ao criminoso.
Se, de um lado, o medo deve existir na sua forma natural, de outro devemos aprender a não ter medo de ter medo, e assim contribuir para solucionar os problemas de segurança social que enfrentamos, já que eles se identificam com a benevolência do Estado e, principalmente, do capital selvagem. Isso implica insegurança, esperada por força dos resultados sociais ao longo de tantos anos de um Estado refém de seu seqüestrador (o Poder Real – conhecido como o dono do capital), que pode até permitir a realização de gestos concretos em prol da segurança social, desde que sem a perda do seu poder.
Enfim, salta à vista que se esteja procurando uma receita de polícia social ideal para o Brasil, sendo que ao povo ainda não se ensinou a perder o medo de ter medo. Perguntado sobre o assunto, para saber qual seria o remédio para não se ter medo de ter medo, respondi: educação para todos! Pois estimula o "eu" real do povo contra o poder real e, assim, a vocação da cidadania plena a qualquer cidadão promove o bem comum como controle das mazelas sociais, e os seus medos passam a ser apenas de cunho individual, diante do efetivo controle do medo coletivo.
É por isso mesmo que proponho inovar a administração pública com propostas que tenham participação e decisão direta da comunidade por seus centros comunitários, pois somente assim o medo de substituir o velho estilo de se fazer política por participação do capital contra o povo em eleição vai acabar passando de forma direta o cidadão comum a escolher seu próprio destino, sem medo de votar pelo que é novo.
Assim sendo, apresento as seguintes propostas para inovar e mudar para melhor nossa querida Belém:

CARTA COMPROMISSO DO DELEGADO MORAES, CANDIDATO DO PSL Nº. 17 PARA PREFEITO DE BELÉM - ELEIÇÕES 2008 (CNPJ: 10.135.535/0001-23).

Criação de Sub-Prefeituras nos Bairros de Belém administradas pelos Centros comunitários de cada bairro em eleição direta com orçamento próprio para realização das necessidades do bairro:

SeguBairros – Segurança nos bairros
A subprefeitura de bairro dirigida pelos centros comunitários criará: Conselho municipal de segurança comunitário do bairro; a Guarda Municipal do bairro (ruas, quadras e praças); prevenção de segurança com arte de rua (teatro, palestras e seminários nos centros comunitários); controle do trânsito do bairro por escoteiros e bandeirantes via convênio para evitar acidentes, e acabar com a fábrica de multa existente em toda Belém; reestruturação da base familiar por ruas e quadras do bairro, através dos centros comunitários.

Educarte – A arte de educar
Escola-creche e maternal por 16 horas em todos os bairros; criação de novas escolas para os bairros, centralizando os alunos por seus bairros de origem, objetivando também a retirada em massa dos alunos matriculados em escolas particulares pelo oferecimento de condições ideais para professores, alunos e demais funcionários das escolas; construção de biblioteca pública por centro comunitário; construção de escolas de informática por centro comunitário; transporte gratuito para alunos nos bairros, em que estudem.

Maisvida – Saúde para todos, garantindo o direito de viver saudável
As unidades de saúde dos bairros ampliadas para atendimentos de pronto socorro; criação de unidade de saúde no formato de pronto socorro nos bairros em que não exista; fornecer cartões aos idosos, para urgência e emergência via convênio em hospitais particulares; implantação do vale saúde, em caso estrangulamento no atendimento nas unidades de saúde dos bairros; central de abastecimento por bairro de gêneros de primeira necessidade (arroz, feijão, açúcar, farinha etc.); construção de unidade de saúde mental por bairro.

Via Fácil – Facilitando a trafegabilidade no trânsito de Belém
Criar o anel viário (Belém); Implantar os ônibus, motos e alternativos circulares de bairros interligados ao anel viário; Ruas asfaltadas com garantia de mobilidade aos deficientes em todos os bairros; Execução do projeto de construção de uma ponte Outeiro – Mosqueiro; Transformar Belém através de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e demais ilhas em um pacote turístico nacional e internacional criando o círio entre ilhas;
Re-distribuir a estrutura da prefeitura em toda Belém, readequando-se em Mosqueiro a administração geral.

Festcult – Promoção de festas para o desenvolvimento cultural da região
Promoção de eventos valorizando os cantores da terra; Construção de teatro Municipal por bairro.

Pro-Esporte – Incentivo a prática esportiva por centro comunitário.
Construção de um estádio municipal com capacidade para um grande número de pessoas objetivando as diversas disputas desportivas e culturais entre os bairros; incentivo aos clubes de futebol de bairro através do pagamento em dia do IPTU;

IPTU

Redução de 40% do imposto perdoando os inadimplentes se pagarem os próximos cinco anos em dia; o pagamento integral do IPTU durante dois anos seguidos concederá isenção no 3º ano. perdão somente para imóveis residenciais.

Codem
Titulará os terrenos por aforamento de graça, para que ainda não detém o título.

Courb – Urbanização em todos os bairros; coleta de lixo separada para reciclagem, por rua independente de estar asfaltada ou não.

Transformando Cidadãos
Sistematização de documentos para legalização das empresas na prefeitura via internet;
Construção de albergues por bairro, para acolhimento de pessoas de rua; equilibrar os salários dos servidores municipais para que se comparem aos salários da iniciativa privada com uma revisão no paralelo dos direitos não reconhecidos dos servidores, cujos processos estejam sem o trânsito em julgado; passes livres aos guardas municipais no sistema de transporte, garantindo os atuais passes livres que já detém tais como: policiais e outros; campanhas de fortalecimento a base familiar tradicional; restaurante comunitário por bairro; propaganda em mídia via pagamento só se necessário.

A geração de emprego e renda, tema bastante em voga atualmente, não é destacado em minha carta proposta por já se encontrar implícita em quase todas as propostas apresentadas. Exemplo:
a) Restaurante Comunitário. Alem da comodidade, gera emprego e consequentemente, renda.
b) Construção de albergues. Além do alcance social, gera emprego e renda.
c) Coleta de lixo nos moldes de nossa proposta. Gera emprego e renda.
d) Urbanização nos bairros. Além de melhorar a paisagem, a saúde, criará mais sombras nesta cidade quente, ainda gera emprego e renda.
e) Promoção de eventos. Gera emprego e renda.
f) Construção do estádio municipal. Alem do lazer, necessário ao combate de estresse, ainda gera emprego e renda.
g) Construção de pequenos teatros municipais nos bairros. Além de estimular a pratica das belas artes, ainda gera emprego e renda.
h) Incentivar e estimular a prática esportiva nos centros comunitários, além de, a médio prazo, Belém já dispor de atletas com bons níveis de desenvolvimento, ainda gera emprego e renda.
i) O turismo, nos moldes de nossa proposta, gerará emprego e renda.
j) A construção de uma ponte Outeiro-Mosqueiro, além de desenvolver extremamente o litoral da cidade, gerará emprego e renda.

Estas são apenas algumas das conseqüências embutidas nas propostas do candidato do PSL para a Prefeitura de Belém neste pleito.

-------------------------------------------
O próximo artigo a ser publicado amanhã, de acordo com as regras divulgadas pelo blog, será do candidato do PPS a prefeito, deputado estadual Arnaldo Jordy.

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz!

Anônimo disse...

Vamos la delegado, iremos vencer esta batalha.A melhor proposta e a sua simples direto no problema