No AMAZÔNIA:
Uma menina de 12 anos é a mais nova vítima dos casos de escalpamentos que ocorrem com freqüência nos rios do Pará. No final da manhã de ontem, Maiara de Nazaré perdeu todo o couro cabeludo e partes da pele do rosto em um acidente com o eixo da embarcação em que trafegava no município de Cametá. Ela foi resgatada pelo helicóptero do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros do Pará, e foi trazida para Belém, onde está internada no Hospital Pronto-Socorro da 14 de Março, depois de tentar uma vaga no hospital Beneficente Portuguesa. Apesar de ter perdido todo o couro cabeludo e quase ter o olho esquerdo atingido pela perda da pele, a direção do HPSM informou que Maiara recebeu os primeiros cuidados e seu quadro era estável, mas ela deverá passar ainda por uma série de cirurgias.
Segundo relato da mãe da menina ao coronel Mauro Tadeu, comandante do resgate aéreo, Maiara dormia em uma rede armada no interior da embaarcação quando, por causa de uma correnteza forte, a corda da rede partiu e a menina caiu com a cabeça próxima ao eixo do motor, que não tinha nenhum tipo de cobertura. Os longos cabelos da menina engaratam no eixo e foram enrolando até ocorrer a mutilação de todo o couro cabeludo e parte da pele do rosto.
Segundo Mauro Tadeu, durante a viagem a menina sentiu muitas dores. 'É uma situação muito dramática, porque mistrura dor física com a psicológica e mais ainda, porque é uma mutilação irreversível', ressaltou o coronel. Com o resgate da menina Maiara, subiu para 68 o número de resgates de pacientes trazidos do interior para tratamento em Belém, a maioria levados para o Hospital Pronto-Socorro da 14 de Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário