quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estudantes brigam no Hangar

No AMAZÔNIA:

Uma briga entre estudantes de várias escolas públicas de Belém causou pânico em frente e dentro do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no final da tarde de ontem. A confusão aconteceu quando centenas de pessoas visitavam a XII Feira Pan-Amazônica do Livro.
Dezoito estudantes foram detidos pela Polícia Militar e segurança do Hangar. Segundo os próprios alunos envolvidos na briga, a confusão começou quando um grupo de estudantes do Instituto de Educação do Pará (IEP) e do Colégio Dom Pedro II , que foram à feira fazer uma pesquisa sobre livros de literatura brasileira para escrever uma redação, teriam sido xingados e agredidos por alunos das escolas Pedro Amazonas Pedroso, Lauro Sodré e Cordeiro de Farias. Um aluno do IEP reagiu e a briga assustou a multidão, que tinha dezenas de professores e crianças, alunos do ensino fundamental, que ontem aproveitavam a programação cultural da Feira do Livro. Houve muito corre-corre e, felizmente, ninguém ficou ferido.
Para evitar que a briga passasse para o lado de dentro da Feira, a segurança do Hangar trancou as portas e impediu que a confusão fosse maior. Mas quem estava do lado de fora acabou muito assustado. Guarnições da 10ª Zona de Policiamento da PM que fazem a segurança nas ruas do entorno do Hangar chegaram rapidamente ao local e ainda conseguiram prender oito estudantes, entre eles dois menores, sendo um angolano e uma mulher.
Dentro do Hangar a segurança deteve outros dez estudantes, suspeitos de participar da briga e de fazer parte de gangues que teriam ido à feira praticar outros crimes. Todos os estudantes negaram fazer parte de gangues. Eles disseram que foram visitar a feira, pesquisar e alguns, inclusive, estariam trabalhando em estandes. Mas nenhum professor ou diretor de escola apareceu para dar informações sobre os estudantes à polícia. Os maiores de idade foram encaminhados pela PM à Delegacia do Marco e os menores ao Conselho Tutelar da avenida Tavares Bastos, no bairro da Marambaia. Nenhum dos alunos que teriam provocado a briga foi preso.

Nenhum comentário: