quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cresce articulação para prorrogar mandatos

Em O GLOBO:

As articulações sobre um terceiro mandato para os atuais governantes não prosperaram, mas, diante dos recordes sucessivos de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganha corpo no Congresso e na Esplanada a idéia de prorrogação dos mandatos por dois anos. O Ministério da Justiça começou a fazer uma sondagem informal a aliados do governo e representantes da oposição sobre a receptividade à idéia de estender até 2012 os mandatos do presidente da República, dos 27 governadores e dos deputados federais e estaduais. Não se sabe ainda como ficariam os mandatos de senadores que terminam em 2010, mas a tendência é que também sejam incluídos.
A abordagem é sutil, e o argumento usado é o da necessidade de unificação das eleições nacionais e municipais. Líderes da oposição já antecipam que são contra.
- Isso é golpe total! Esse instinto autoritário do PT tem de se restringir às discussões internas do partido, e nunca terá o nosso apoio. Todo mandato tem prazo para acabar, e uma proposta dessas seria declarada inconstitucional — reagiu o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ).

Mais aqui.

Nenhum comentário: