segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Belém se prepara e Vigia festeja seu Círio

No AMAZÔNIA:

A maior procissão religiosa do mundo está quase pronta para o segundo domingo de outubro. E a principal novidade está por conta da inclusão de mais um bairro no trajeto do Traslado. Os moradores do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), prometem estender o tapete para a berlinda e lotar as ruas na maior das onze romarias oficiais. A previsão é que a pequena imagem da Virgem de Nazaré percorra, na 216ª versão das homenagens que lhe prestam, cerca de 130 quilômetros.
A inclusão do Icui-Guajará no Traslado atende a determinação do próprio arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João tempesta, que acolheu os pedidos daquela comunidade. O aumento do percurso, garantem os organizadores, não vai, no entanto, representar aumento de tempo de procissão. Ano passado, para percorrer os 48,5 quilômetros, a berlinda precisou de nove horas e 45 minutos. Mais de 500 mil pessoas foram às ruas e avenidas, numa das mais emocionantes maratonas de fé com a imagem peregrina.
O advogado José Ventura, diretor-coordenador do Círio 2008, afirma que medidas foram tomadas para evitar a extensão do tempo. Afinal, dez horas de procissão é tempo cansativo para qualquer cristão que, nos dias consecutivos, pensa em participar da Trasladação e do Círio. Ventura diz que, neste ano, a imagem da Santa não vai ser retirada da berlinda na frente das paróquias por onde passar, como aconteceu entre os anos de 2005 e 2007. As ações de retirar, conduzir, abençoar os fieís do altar do templo e recolocar a imagem na berlinda duravam, em média 25 minutos. Nove paróquias constam no trajeto.
A economia de tempo com 'paradas sem descida da imagem' deve compensar o possível aumento do tempo da procissão do Traslado. As paróquias já receberam, em maio, a visita da imagem peregrina. Ficou, em média, nesse mês, oito dias em cada região episcopal da Arquidiocese de Belém. Outra medida é a antecipação da saída dessa procissão no dia 10 de outubro: antes, saía ao meio-dia; agora, passa a sair às 11 horas.
José Ventura lembra que a organização ainda precisa definir alguns detalhes para fechar o cronograma completo como dia, locais de saída e chegada, tempo e trajeto, de algumas das onze procissões oficiais.

Nenhum comentário: