domingo, 10 de agosto de 2008

Vendas decepcionam comércio

No AMAZÔNIA:

Apesar dos anúncios de descontos e de facilitação na hora de pagar a conta, o movimento fraco marcou a manhã de véspera do Dia dos Pais tanto no centro comercial quanto nos shoppings de Belém. Considerada pelos lojistas como a terceira data no calendário de vendas, o Dia dos Pais fica abaixo do Natal e do Dia das Mães em volume de vendas, mas a expectativa ainda é de bons negócios. Nos shoppings, o horário de funcionamento foi estendido, apostando no velho hábito brasileiro de deixar as compras para a última hora.
Quem foi ao centro comercial ontem pela manhã, como a dona-de-casa Aldenora Pinheiro, não passou sufoco, exceto na hora de se decidir, missão que ela deixou para a filha Luana, 10. 'Estamos pesquisando primeiro, mas o comércio tem muita opção. Mas o presente vai estar mesmo mais para lembrancinha do que para presentão', disse Aldenora. Em uma loja de eletroeletrônicos, o vendedor Gleudivan Silva diz que a estrela do Dia dos Pais é o celular. 'A loja vende muito eletrodoméstico, que não é muito presente de pai, mas aumentamos as vendas nessa semana uns 30%. E o que sai muito é celular, já que computador é mais caro para presente'.
O negócio mesmo foi oferecer crédito. Enquanto Ana Carolina Amorim, vendedora em uma loja de roupas no centro, enfrentou um certo marasmo na manhã, mesmo com os preços baixos, numa loja de roupas masculinas de um dos shoppings de Belém, o gerente José Rabelo comemorava a boa semana. 'Aumentou muito o movimento essa semana. Os clientes estão procurando produtos de qualidade, mas com facilidade de pagamento. Facilitamos o pagamento em seis vezes e nos surpreendemos com o movimento de sexta. Esperamos que hoje (sábado) seja ainda maior.'
No mesmo shopping, onde a média do fluxo diário é de 46 mil pessoas, o gerente de marketing Antônio Carlos Maziviero dizia que a expectativa era de fechar o sábado com um movimento de 70 mil pessoas. Já as vendas devem ser 10% maiores do que no mesmo período do ano passado. Além das promoções, uma exposição sobre futebol e brindes como canecas de times paraenses foi feita especialmente para os pais. 'É até engraçado. As pessoas param para ver as cenas dos times antigos', conta Mazivieiro.

Mais aqui.

Nenhum comentário: