segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sindicato diz que “trabalhadores agrediram trabalhadores”

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará divulgou nota em que “considera inoportuna a ação de integrantes de alguns movimentos sociais” que, no último sábado, interromperam o Congresso Estadual dos Jornalistas durante manifestação que reuniu cerca de 50 pessoas.
“É preciso deixar claro que não somos contra protestos, desde que ocorram em locais apropriados. No caso em questão, um movimento desrespeitou o outro. Trabalhadores agrediram outros trabalhadores”, diz o sindicato.
Abaixo, a íntegra da nota:

-----------------------------------

NOTA PÚBLICA

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará considera inoportuna a ação de integrantes de alguns movimentos sociais que, no final da manhã de hoje, ocuparam a sala onde se realizavam as discussões do segundo dia do VI Congresso Estadual dos Jornalistas, no Hangar Centro de Convenções.
O alvo do protesto seria a Rede Globo segundo faixas e panfletos distribuídos com a assinatura do MST, Via Campesina, Fórum em Defesa das Rádios Comunitárias, Consulta Popular, Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos/Pará, Kizomba, Marcha Mundial de Mulheres e Centro Acadêmico de Direito da UFPA. Lamentamos que a ocupação tenha ocorrido num espaço público onde trabalhadores discutiam desafios, avanços e melhorias para a classe dos jornalistas. Mesmo surpreendia e discordando da forma, a diretoria do Sinjor-PA atuou para impedir qualquer repressão à manifestação no local do evento.
É preciso deixar claro que não somos contra protestos, desde que ocorram em locais apropriados. No caso em questão, um movimento desrespeitou o outro. Trabalhadores agrediram outros trabalhadores.
É importante destacar também que todos os palestrantes e representantes das mesas eram trabalhadores e membros da academia. Além da presença de uma profissional da Rede Globo, foi garantida a participação de trabalhadores de vários veículos de comunicação do Estado, como consta na programação do evento.
Lamentamos o desrespeito ao evento e a agressão sofrida a uma trabalhadora e nos solidarizamos à convidada, Lúcia Leão, que foi impedida de se manifestar.
É preciso deixar claro ainda que jamais nos oporíamos ou vetaríamos a participação de qualquer movimento social num evento dessa importância, que discutiu o jornalismo no Pará e no Brasil. Mas acreditamos que as manifestações deveriam ter sido feitas respeitando os participantes inscritos, a coordenação do evento e o perfil do mesmo.
A participação dos movimentos sociais no evento foi garantida no congresso. O Sinjor e o movimento sindical “Nós, Jornalistas”, que está à frente das últimas duas gestões do Sindicato, mantêm o compromisso histórico, que também é um compromisso nacional, da luta em defesa da democracia na comunicação.
Democracia é sinônimo de respeito, tolerância e reconhecimento da diversidade e da pluralidade de opiniões.

DIRETORIA DO SINJOR-PA E FENAJ

Nenhum comentário: