domingo, 3 de agosto de 2008

Oito manifestantes são detidos ao tentar impedir palestra

No AMAZÔNIA:

Oito manifestantes pertencentes a movimentos estudantis, à Via Campesina e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram detidos ontem após invadirem o auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A manifestação aconteceu durante o Congresso Estadual dos Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) este final de semana no Hangar. Os manifestantes tentaram impedir a palestra da diretora executiva do “Jornal Hoje”, Lúcia Leão, que é paraense e veio a Belém para falar sobre a cobertura jornalística da Amazônia. No total, cerca de 50 pessoas participaram do protesto, que tinha como alvo a Imprensa e a Rede Globo. Os manifestantes foram detidos quando pichavam a rua que dá acesso ao centro de eventos.
Os manifestantes foram levados para a Seccional da Pedreira, onde ficaram detidos por cerca de duas horas para averiguação. Segundo o delegado de plantão, Augusto Magalhães, a primeira suspeita se tratava de dano ao patrimônio público, mas a denúncia não se confirmou e os manifestantes foram liberados. Segundo o delegado, teria havido uma ameaça à diretora do Hangar, Joana Pessoa, mas ela não chegou a registrar queixa. Apesar do tumulto, o Congresso dos Jornalistas continuou à tarde. Ainda ontem, foi realizada a posse da nova diretoria do Sinjor-PA.
No final da tarde, o Sinjor-PA divulgou uma nota. No texto, o sindicato diz que “a diretoria considera inoportuna a ação de integrantes de alguns movimentos sociais que ocuparam a sala onde se realizavam as discussões do segundo dia do VI Congresso Estadual dos Jornalistas, no Hangar Centro de Convenções”. De acordo com a nota do sindicato, 'é preciso deixar claro que não somos contra protestos, desde que ocorram em locais apropriados. No caso em questão, um movimento desrespeitou o outro. Trabalhadores agrediram outros trabalhadores. Lamentamos o desrespeito ao evento e a agressão sofrida a uma trabalhadora e nos solidarizamos à convidada, que foi impedida de se manifestar.”

Nenhum comentário: