sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Frente representa contra TV Liberal, que prepara entrevistas

A coligação Frente de Esquerda (PSOL, PSTU e PCB) ajuizou representação perante a 98ª Zona, que trata de propaganda eleitoral, pedindo para que sua candidata a prefeita de Belém, vereadora Marinor Brito, seja incluída entre os candidatos já pré-selecionados pela TV Liberal para entrevistas durante seus telejornais.
A coligação sustenta que a emissora estabeleceu “regras e critérios desiguais e que dão visibilidade mais para uns que outros candidatos”, o que, de acordo com a representação, viola o princípio da igualdade prevista em lei.
A coligação acrescenta que Marinor só teria direito a participar de3 minutos de entrevista gravada no telejornal da tarde e 2 minutos no telejornal da noite, no sábado subseqüente à realização das entrevistas dos candidatos melhor posicionados nas pesquisas eleitorais contratadas pela emissora.
Quanto a outros candidatos pré-selecionados pela emissora, terão direito a ser entrevistados ao vivo por 10 minutos no telejornal vespertino e por 8 minutos no telejornal da noite, de segunda a sábado, durante quatro dias em agosto e quatro dias em setembro.

Índice em pesquisa é que balizará entrevistas
O editor-geral de Jornalismo da TV Liberal, Álvaro Borges, disse ao blog no início da noite de ontem, por telefone, que as entrevistas a serem feitas pela emissora com candidatos a prefeito de Belém têm como critério básico, para a participação de qualquer um dos sete concorrentes, que eles alcancem um mínimo de 5% das intenções de votos em pesquisas que ainda serão divulgadas.
Por esse critério, afirmou o jornalista, não se pode afirmar ainda quem será entrevistado, uma vez que a pesquisa eleitoral não foi divulgada. “Não pré-selecionamos ninguém. É possível, por exemplo, que até mesmo os sete candidatos a prefeito de Belém alcancem um mínimo de 5% de intenções de voto na pesquisa. Se tal acontecer, todos serão entrevistados”, disse Borges.
Ele garantiu que a emissora já decidiu abrir espaço mesmo para os candidatos que não alcançarem os 5%. Eles terão direito a ser entrevistados por quatro minutos no Jornal Liberal 1ª Edição, que vai ao ar sempre no início da tarde, e por três minutos no Jornal Liberal 2ª Edição, apresentado no início da noite.
Segundo o jornalista, a TV Liberal, em respeito à transparência e à legislação, protocolou na Justiça Eleitoral em 25 de julho passado, sob o nº 12.555/2008, as regras para entrevistas e debates que pretende realizar durante este período eleitoral.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Blog não fará comentários sobre a entrevista da Valéria hoje de manhã? Infelizmente não pude assistir.


Victor Picanço

Poster disse...

Caro Victor,
Infelizmente, também não assistimos.
Abs.