terça-feira, 5 de agosto de 2008

Estudo do Ministério do Turismo dá nota 6 para Belém

Edição de 05/08/2008 Tamanho do Texto Das 65 cidades escolhidas pelo Governo Federal como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, só duas estão no Pará. Belém e Santarém foram os únicos municípios do Estado a figurar na lista que o Ministério do Turismo (MTur) aposta como destinos que podem oferecer padrões internacionais de qualidade até 2010.
O levantamento, que leva em conta desde atrativos culturais até a infra-estrutura para receber os turistas, apontou que, em uma escala de 0 a 10, a capital do Pará atingiu a nota 6. Acima da média nacional, mas aquém de um resultado satisfatório para padrões internacionais.
Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae o 'Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional' traz uma avaliação precisa do estágio de desenvolvimento dos principais destinos turísticos do País.
Para a escolha das 65 cidades, foram levados em consideração os municípios que já apresentam uma estrutura mínima para receber turistas. Segundo o Coordenador Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo Ricardo Moesch, isso explica por que só dois, dos 143 municípios do Estado, foram escolhidos para figurar na lista. 'A escolha de Santarém e Belém leva em conta que essas cidades já estão inseridas como destinos turísticos internacionais, e já têm uma estrutura que pode ser trabalhada para se alcançar padrões de qualidade internacionais até 2010, como prevê o Plano Nacional de Turismo'.
Na escala de 0 a 100 que analisa a estrutura oferecida pela cidade ao turista - que vai desde os atrativos culturais até os investimentos dos governos em segurança, infra-estrutura e propaganda - Belém só alcançou 64,4 pontos de média. A avaliação sobre políticas públicas recebeu 44,4 e o item referente ao monitoramento - que analisa como os governos avaliam o potencial turístico de cada destino - Belém recebeu a pior nota, 40,6.
Por outro lado, aspectos culturais, ambientais, atrativos turísticos e infra-estrutura geral foram os itens responsáveis por elevar o nível de Belém no Estudo de Nacional. Os melhores resultados da cidade se referem aos itens que analisam os aspectos culturais, com 76,9, e a infra-estrutura geral, com 75,4.

Nenhum comentário: