domingo, 17 de agosto de 2008

Ana Paula/Larissa dá adeus aos Jogos de 2008


Elas tentaram até o fim, mas a missão era difícil demais. O sonho de uma medalha para as brasileiras Ana Paula e Larissa (acima, na foto de Agência Reuters) esbarrou no bloqueio de Walsh e na defesa de May. A dupla, que se uniu às pressas para disputar os Jogos após a desistência de Juliana, deu trabalho, mas não conseguiu derrotar as atuais campeãs olímpicas e caiu nas quartas-de-final por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/15.
Agora, as americanas podem encarar outra dupla brasileira pela frente. Suas adversárias nas semifinais sairão do confronto entre Renata e Talita e as australianas Barnett e Cook, realizado às 10h (de Brasília) deste domingo.
O início do jogo foi animador para as brasileiras, que abriram 3 a 1. Para desestabilizar a defesa das favoritas, Ana Paula e Larissa escolheram sacar em cima de Walsh e fugir da “baixinha” May, de 1,82m. A estratégia, porém, não deu certo. Após duas grandes defesas de Larissa, Ana Paula mandou a bola na rede e abriu espaço para as rivais. A partir daí, as americanas dominaram completamente a partida. Com o jogo em 14 a 10, a dupla verde-amarela pediu tempo para refletir.
No entanto, logo ficou claro que seria difícil encontrar uma maneira de furar o bloqueio de Walsh e a defesa de May. A vantagem só aumentou para a dupla dos EUA, que chegou ao set point em 20 a 15. Guerreiras, as brasileiras não se deram por vencidas e reagiram, marcando três pontos em seqüência. Mas era tarde. Em um erro de saque de Larissa, as americanas fecharam em 21 a 18.
Ana Paula iguala resultado de Atenas-2004 Larissa voltou a fazer grandes defesas na parcial seguinte, mas Ana Paula não conseguia parar as americanas na rede. Quando May soltou uma largadinha em cima da mineira e abriu 12 a 9, Larissa parou o jogo. Pela primeira vez, se exaltou com a jogadora, como costumava fazer com sua parceira Juliana: "Você está se omitindo!". A bronca, no entanto, surtiu efeito contrário. Ana Paula se encolheu no ataque. Para piorar, as duas continuavam repetindo um erro fatal: levantar a bola na rede para tentar encarar o 'paredão' Walsh, de 1,91m. E foi com uma pancada do fundo da quadra da grandalhona que o sonho verde-amarelo chegou ao fim: 21 a 15 para as rivais.
Oito dias após se formar, a dupla Ana Paula e Larissa encerra a sua trajetória em Pequim com três vitórias e duas derrotas. Apesar do pouco tempo para treinar com a nova parceira, Ana Paula repetiu o resultado de Atenas-2004, quando chegou às quartas-de-final ao lado de Sandra Pires e foi derrotada pelas compatriotas Adriana Behar e Shelda. Larissa, que fez sua estréia nas Olimpíadas, aguarda a recuperação de Juliana para dar início à busca por um novo objetivo: brilhar nos Jogos de Londres-2012.

Fonte: G1

Nenhum comentário: