quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Diário Oficial do Estado acaba com edição impressa e fica apenas na internet


A Imprensa Oficial do Estado anunciou nesta quinta-feira (28) o fim das edições impressas do Diário Oficial (na foto de Fernando Sette/Ascom IOE), que a partir de amanhã passará a ter versão apenas digital.
Portaria do governo do Estado, publicada no dia 22 de fevereiro deste ano, já antecipava a decisão de acabar com a edição impressa do DOE, para reduzir custo e modernizar os serviços oferecidos.
Seguindo uma tendência mundial, o Diário Oficial do Pará se integra a vários outros que só estão disponíveis on-line. No Brasil, diversos estados e a União já deixaram de imprimir seus Diários Oficiais.
Após 155 anos, a Imprensa Nacional produziu no dia 30 de novembro de 2017, a última edição impressa do "Diário Oficial da União". A partir dessa data. o DOU passou a estar disponível somente na versão on-line.
Fundada em 14 de abril de 1890, a Imprensa Oficial do Estado pôs em circulação apenas no ano seguinte, em 11 de junho de 1891, o primeiro número do Diário Oficial. No final da década de 1990, o DOE ganhou uma versão on-line e tornou-se o primeiro jornal oficial brasileiro a ter seu conteúdo completo publicado na web, simultaneamente com sua edição impressa.
O ano de 2012 marca a entrada definitiva do Diário Oficial na era digital, com a certificação da versão online. Agora, o arquivo em PDF disponibilizado no site da IOE tem certificação digital, um "carimbo eletrônico" que garante a autenticidade do conteúdo da edição publicada no site.

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

O que esperar de um Governo barbalhiano? Aos funcionários que votaram pensando que teriam 50% de aumento conforme o prometido tiveram sim uma ação no STF para reduzir os vencimentos. Agora acabaram com a edição impressa do Diário Oficial. Sendo oposição prometeu acabar com a criminalidade e o que vemos é um Governo de propaganda porque nada disso até agora aconteceu.

Anônimo disse...

Poxa, uma pena! Logo no mandato do nosso governador e o Diário Oficial Impresso se foi. Nove homens da lei foram executados em dois meses. Um vereador foi fuzilado em uma das avenidas mais movimentadas de Belém, em plena luz do dia. O vice presidente e carnavalesco da Escola de Samba Campeã , foi assassinado impiedosamente . E agora uma pessoa da cúpula de nosso governador é presa pela PF. Pra complicar o Nosso Estado foi o que mais desmatou suas florestas em janeiro. Que as águas de março carreguem esses azares de governo urgente.