segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O destino de um líder. O destino de uma nação.



Estupendo.
Magistral.
Soberbo.
Inacreditavelmente perfeito.
É o mínimo que se pode dizer de Garry Oldman interpretando o primeiro-ministro inglês Winston Churchill em O Destino de uma Nação.
Por momentos, ninguém acredita que Oldman é Oldman, tão impressionante é sua interpretação.
Ele está para esse filme como Marion Cotillard para Piaf - Um Hino ao Amor, sobre a vida de Edith Piaf, ou Meryl Streep para A Dama de Ferro, retratando Margareth Thatcher, primeira-ministra britânica.
As duas atrizes ganharam o Oscar por suas interpretações.
A menos que o sertão vire mar e o mar vire sertão, Garry Oldman já pode ir preparando o discurso para quando conquistar a estatueta.
O filme, acredito, poderia ter mostrado Churchill como uma liderança estelar em outros momentos da II Grande Guerra.
Mas o perfil do primeiro-ministro, como rabugento, irritadiço, teimoso, mordaz quase sempre, outras vezes quase debochado, astucioso politicamente e destemido, esse perfil, enfim, é construído até o momento em que Churchill entra para a história como um líder singular e brilhante a partir dos primeiros momentos da conflagração mundial, quando a retirada de Dunquerque mostrou-se fundamental para a Grã-Bretanha retomar o fôlego e apostar que seria possível reverter o que parecia estrategicamente consumado: a invasão da ilha pelas forças de Hitler, que então já começavam a fazer estragos com a fortíssima aviação alemã.
Na ascensão de Churchill à condição de condutor, rumo à vitória, de uma Nação cujo destino parecia ser a rendição covarde e humilhante, é marcante sua percepção de que, em momentos capitais, os líderes precisam ter, exatamente, a noção sobre o pulsar do sentimento da própria Nação.
Um sentimento que pode ser oferecido por cidadãos anônimos, como a garotinha, o pedreiro e outras pessoas que ele encontra num vagão de metrô.
Assistam, o quanto antes, a O Destino de uma Nação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima indicação de filme pôster. Irei assistir.

Unknown disse...

Para mim, os filmes por que são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de O Destino de uma Nação imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do atriz Lily James, uma atriz muito comprometida (pode ver os Filmes 2017 são uma ótima opção para ver), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.