segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Entre os eleitores lulistas, 57% acreditam que ele não será preso


Do Jota
Levantamento feito pelo instituto Ideia Big Data aponta que 57% de potenciais eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não acreditam que ele será preso, mesmo após a confirmação da condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
JOTA teve acesso aos dados da pesquisa com exclusividade. O instituto levantou opiniões sobre os efeitos do julgamento dos recursos apresentados pela defesa do ex-presidente contra a condenação aplicada pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, em julho do ano passado.  Nesta quarta-feira (24), o TRF4 não apenas manteve a condenação, mas também aumentou a pena de 9 anos e 6 meses proposta pela 1ª instância para 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado.
A pesquisa também mostra que, mesmo diante desse resultado do julgamento, 55% dos entrevistados acreditam que Lula vai ser candidato ao Palácio do Planalto até a conclusão das eleições de 2018.
Entre as pessoas consultadas pelo levantamento, 56% afirmaram que o resultado do julgamento foi justo. O instituto Ideia Big Data também consultou os entrevistados sobre o efeito do julgamento sobre o desempenho da economia do país. Do total de eleitores, 52% afirmaram que o resultado é neutro, 29% avaliaram que ajuda a economia e 19% responderam que atrapalha.
O levantamento foi organizado pelo cientista político Maurício Moura. A pesquisa consultou 1.018 potenciais eleitores do Lula no dia 24 de janeiro. A coleta dos dados foi feita pelo aplicativo PiniOn por meio de um questionário de autopreenchimento com perguntas fechadas e abertas durante a exibição do Jornal Nacional, da TV Globo. Os usuários do aplicativo foram previamente cadastrados e estavam no Brasil no momento da coleta de informações.

Nenhum comentário: