domingo, 24 de dezembro de 2017

Juiz que acusa Gilmar Mendes vai ser investigado

Não tenham dúvidas: juízes, quando se pronunciam fora dos autos, sobretudo de forma inopinada, sob o calor de incontidas emoções, expõem-se perigosamente a dizer o que não devem.
O juiz de Campos dos Goytacazes (RJ) Glaucenir de Oliveira, por exemplo.
Começou a circular neste sábado (23) um áudio (ouçam acima) em que o magistrado, que atua na Vara Criminal, acusa de corrupção o ministro Gilmar Mendes, que concedeu habeas corpus ao ex-governador Anthony Garotinho.
“A mala foi grande”, diz o magistrado, em mensagem veicular num grupo de WhatsApp, insinuando que o HC foi concedido porque Mendes recebeu dinheiro do ex-governador. “Não quero ser leviano”, continua Glaucenir, “estou vendendo o peixe tal como eu comprei, de pessoas que sabem porque estão no meio. O que dizem é que a quantia foi alta”.
Resultado? A Corregedoria Nacional de Justiça vai instaurar um pedido de providências para apurar a conduta do juiz, responsável pelas investigações e pelo processo nos quais Garotinho é acusado de corrupção e compra de voto.
A Polícia Federal também deve instaurar um inquérito para apurar se houve crime na conduta de Glaucenir. O corregedor-geral de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Claudio Mello, disse que recebeu o áudio do magistrado e uma série de informações e vai apurar que procedimento adotar.
Na mensagem, Glaucenir também diz que “temos outros ministros que são omissos, parece que se acovardam”. Ele conta aos integrantes do grupo que o juiz que o substituiu durante o recesso pensa em se declarar impedido porque “não quer dar a cara a tapa”. “Virar palhaço de circo do Gilmar Mendes não tem condição”, conclui ele.
É um pouco demais, digamos assim, um magistrado vender um peixe tal e qual lhe venderam. Discordar, de forma até contundente, de decisões de Gilmar Mendes é uma coisa. Imputar-lhe um crime é outra.
É o que bom senso indica, pelo menos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só há um problema: se o teor for verdadeiro...

Anônimo disse...

....já o bom sendo do GILMAR....SABE LÁ ONDE TÁ...se é que tem....