quarta-feira, 14 de maio de 2014

Altheimer Eck 13




Vejam aí, meus caros.
Vejam as fotos do Espaço Aberto.
Olhem aí essa rua.
Curta.
Curtinha.
Calma.
Tranquila.
Com pouco trânsito.
Meio escondida.
Uma rua bem no centrão de Munique.
Bem próxima ao bulício, digamos assim, de ruas próximas, como a conhecidísssima Neuhauser Strasse, por onde circulam milhares de pessoas entretidas entre lojas, restaurantes e cafés.
Altheimer Eck.
Aí deveria ser erigido um monumento à liberdade de expressão.
Bem aí deveriam edificar um símbolo para imortalizar a coragem, o destemor e a visão profética da Imprensa.



Altheimer Eck 13.
O poster passou por lá há poucos dias.
Na Altheimer Eck 13, no prédio amarelo, funcionou o Münchener Post, não à toa chamado de cozinha venenosa por Adolf Hitler.
Da Altheimer Eck 13 ecoavam, já em 1932, as advertências do Münchener Post de que o nacional socialismo, ou nazismo, como conhecemos, trazia em si o gérmen do totalitarismo, do antissemitismo, da exclusão racial e da destruição da própria Alemanha.
Das rotativas do Münchener Post, na Altheimer Eck 13, soaram proféticas as advertências sobre a feição totalitária e as ambições imperialistas do nazismo.
Pela Altheimer Eck 13 passaram, em várias ocasiões, as hordas nazistas, as milícias armadas que não só pretendiam destruir o jornal, mas agredir e até matar seus jornalistas.
E foi o que acabou acontecendo em 1933, quando um empastelamento destruiu completamente o jornal, por determinação do regime nazista, que perseguiu vários de seus jornalistas, obrigando um deles a cruzar os Alpes a pé e mandando outro para campo de concentração.
A saga do Münchener Post está contada de forma magistral num livro precioso A Cozinha Venenosa - Um jornal contra Hitler, escrito pela jornalista Silvia Bittencourt.
É quase inacreditável que num país como a Alemanha, que tem procurado, tão elogiavelmente, imortalizar documentalmente, para a História, as atrocidades e a hediondez do regime nazista, o papel desempenhado pelo Münchener Post não mereça sequer uma placa mencionado que na atual Altheimer Eck 13 - àquela altura o número 19 da rua - funcionou um jornal que enfrentou o nazismo.
Com destemor e coragem.

Nenhum comentário: