segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Sala 600. Em Nuremberg.


No meio de um percurso de 560 quilômetro entre Munique e Berlim, um sala que exala um dos momentos capitais da História.
No meio do caminho, entre Munique e Berlim, a sala em que justiceiros se depararam não com a justiça deles, mas aquela outra justiça, fincada em cânones universalmente consagrados e que procura - pelo menos procura - promover a dignidade humana por meio da aplicação justa do Direito.
No meio do caminho entre Munique e Berlim, a sala que ainda hoje, transcorridos 68 anos dos julgamentos que nela transcorreram, exala um clima arrepiante aos que a visitam.
A Sala 600. Em Nuremberg, a meio caminho entre Munique e Berlim.
Foi lá que ocorreram os julgamentos logo depois da 2ª Guerra Mundial.
O poster a visitou há poucos dias.
A composição e disposição do mobiliário são exatamente as mesmas que se mantiveram durante cerca dos quase 12 meses que duraram os julgamentos dos acusados do cometimento de crimes de guerra, inclusive alguns membros da cúpula do regime nazista.
Na imagem acima, bastante conhecida, os principais réus durante o julgamento.
Nas fotos abaixo, do Espaço Aberto, aspectos da sala como se encontra hoje, preservada em tudo e por tudo como há quase 70 anos.
O visitante paga apenas 5 euros para ter, por meio de um audioguia, um relato completo da concepção que orientou a formatação da Sala 600, num prédio no centro de Nuremberg, para o julgamento dos acusados de crimes de guerra.
E ainda se pode escutar trechos dos interrogatórios e inquirições, durante o julgamento, de alguns réus e testemunhas daquele julgamento histórico, que condenou à morte 12 pessoas, mandou três para prisão perpétua, impôs a dois réus condenações à pena de 20 anos de prisão, condenou um a 15 anos, outro a 10 anos e absolveu três pessoas.
Se você estiver algum dia lá pelo sul da Bavária e se deslocar a Berlim, esqueça o avião e prefira o carro ou o trem.
E não se esqueça, a meio caminho, de visitar a Sala 600, em Nuremberg.

O Palácio da Justiça, na Barenschanzstrassee nº 72, em Nuremberg, local dos julgamentos que transcorreram
na Sala 600, que fica no segundo andar do prédio, onde estão as quatro janelas.

A entrada para a Sala 600

O local do julgamento: composição preservada, como há quase 70 anos.

O local onde ficaram os réus, integrantes da cúpula do regime nazista

A bancada dos juízes

A bancada dos advogados, em frente aos réus

Nenhum comentário: