quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Afinal, a pista de Val-de-Cans é segura ou não?

Do leitor Kenneth Fleming, sobre a postagem E a TAM, voltará a voar só em junho em Belém?:

Pois é: ou a TAM, muito zelosa com a nossa segurança, está certa, em função dos supostos problemas na pista, ou a GOL, a Azul e as demais estão colocando os passageiros em risco de morte, literalmente.
As condições físicas da pista são facilmente avaliáveis (ao contrário de condições climáticas, que têm uma subjetividade onde cabe aos pilotos decidirem se pousam ou não, p.ex).
Então, cabe à Infraero e Anac responderem - com um simples sim ou não - a apenas uma pergunta: a pista propicia condições seguras de pouso e decolagens durante as chuvas?
A partir daí, que venham o Ministério Público, os Procons, as OABs, os advogados, os cidadãos e processem o lado que está errado: a TAM se a resposta for sim, ao questionamento acima, e, em caso de resposta negativa, a GOL, a Azul, a TRIP e as demais empresas que estão colocando os passageiros em risco de morte.
As autoridades aeroportuárias obrigatoriamente deverão constar no lado demandado, como réus, vez que se omitem em dar uma resposta rápida à questão, ou seja: quem está com a razão. São pagos para isso e nada fazem.
Em princípio, a partir do momento em que a Infraero recebeu a obra e a quitou, entendo que a considerou construída dentro dos padrões exigidos na licitação, que, em princípio, também, devem estar corretos.
É, escancaradamente, uma questão de lógica. Se uma empresa não pousa por questões de segurança, por que as demais estão pousando? Lá se vão quase sete dias nessa agonia e eles nada sabem, nada ouvem, nada fazem, nada querem.
Infelizmente, boicotar um monopólio (ou um duopólio, vá lá) não é fácil, mas seria muito bom se pudéssemos fazer isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, veja o perigo que os passageiros estão correndo ao pousar com pista alagada. Trabalhei por muitos anos na construção de pistas de pouso inclusive na revitalização por algumas vezes na de Val de Cães e o importante é ela ter uma boa drenagem para que exista um pouso e decolagem perfeitos sem que ocorra uma aquaplanagem ou derrapagem. Penso que a TAM não seria irresponsavel de tomar esta decisão se a pista estivesse com boa drenagem. Inclusive existia uma NOTAM que chamava a atenção para pouso e decolagem com pista molhada o que mostra que realmente existia perigo. Quanto as outras companhias que estavam e estão pousando com pista molhada penso que estão dando chance para o azar.

Anônimo disse...

Tenho uma viagem para o feriado de carnaval pela TAM, o que faço, me jogo no canal sujo da Doca?