terça-feira, 23 de outubro de 2012

Justiça barra comparação entre pesquisas diferentes


Lá, como cá, comparações entre pesquisas diferentes para dar a impressão de que um cresce, o outro desce.
Lá, a Justiça Eleitoral já entrou na parada.
Por aqui, ainda não. Mas poderá entrar, se provocada.
Aqui, a campanha de Edmilson Rodrigues (PSOL), tem exibido, desde o último domingo, os números de três pesquisas, as do Vox Populi e do Ibope, que O LIBERAL publicou respectivamente na quinta-feira e domingo, e do Ipespe, que o Diário do Pará divulgou também no domingo.
Os números são diferentes e os períodos de coleta de dados, idem.
A campanha de Edmilson passa a mão nas três pesquisas para mostrar que o adversários estaria caindo e o próprio Edmilson, subindo.
A mesma - mesmíssima - coisa está acontecendo em Curitiba, só que com duas pesquisas, uma do DataFolha, outra do Ibope.
Mas a Justiça Eleitoral do Paraná, atendendo a um representação de Gustavo Fruet, já suspendeu a veiculação das comparações no programa de Ratinho Júnior (PSC).
Leia, abaixo, a matéria que está no UOL.

-----------------------------------------------------------

A juíza eleitoral Renata Estorilho Bragança proibiu, na noite deste domingo (21), a veiculação de propaganda eleitoral de Ratinho Junior (PSC), candidato a prefeito de Curitiba, que compara as pesquisas de intenção de votos de dois institutos diferentes: Datafolha e Ibope.
“Não foram prestadas as informações acerca das pesquisas mencionadas de forma a esclarecer todos os requisitos (…), bem como evidenciar ao eleitor como se deu uma e outra, inclusive aos seus períodos de coleta”, justificada a juíza em seu despacho. A ação foi movida pela campanha do candidato Gustavo Fruet (PDT).
A comparação feita na propaganda dá a entender que Ratinho está crescendo na preferência do eleitorado e diminuindo a diferença para Fruet. “Ratinho Junior cresce três pontos em apenas dois dias”, afirma a propaganda do PSC, fazendo referência às datas de divulgação dos levantamentos (na verdade, o Ibope foi divulgado em 19 de outubro, um dia após o Datafolha).
Porém, os dois institutos fizeram entrevistas de forma simultânea. O Datafolha ouviu 1.267 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro. O Ibope entrevistou 1.001 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro.
No Datafolha, Fruet tem 52% das intenções de voto, ante 36% de Ratinho. No Ibope, o pedetista lidera com 49%, ante 39% do candidato do PSC. Os dois levantamentos têm margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos.
Por meio da assessoria de imprensa, a coordenação jurídica da campanha de Ratinho Junior informou que irá recorrer da decisão, “apontando que não há irregularidade alguma nas pesquisas divulgadas uma vez que os números são reais e todos os requisitos para divulgação encontravam-se presentes”.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que a Justiça deveria proibir aqui em Belém, era a edição dos debates. É deprimente os marqueteiros editarem só o que lhes interessa. Fica aquela coisa chata de cartas marcadas.