sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mapará servido ao ponto


A bela e merecida conquista do time de Cametá, que encheu de orgulho a brava gente da terra dos Romualdos, não merecia ser manchada com a nódoa da tibieza revelada pela decisão autocrática do pequeno títere que se intitula presidente do clube, ao renunciar em favor do Remo o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão.
Povo de tantas tradições na história do Pará, os cametaenses mal tiveram tempo de festejar a chegada de seus heróicos filhos e se quedaram perplexos e revoltados com a furtiva "negociação" promovida pelo presidente do brioso campeão paraense de futebol/2012, nas caladas da noite de domingo, logo após a memorável conquista. Esse fato é emblemático da falta de sensibilidade de "cartolas" que fazem do clube trampolim para negociações políticas, tr ansações comerciais, tráfico de influência e outros interesses nem sempre confessáveis.
A falta de profissionalismo na gestão dos clubes de futebol costuma produzir tais distorções. Clubes de massas como Remo e Paysandu, movidos pela paixão de milhões de torcedores, infelizmente, acabam despertando a cobiça de dirigentes despreparados, tal a oportunidade que oferecem para promoção pessoal e culto a personalidades medíocres diante da exposição aos holofotes da mídia.
Tais dirigentes não se preocupam com ações de planejamento nem com a preparação das escolas de base, que poderiam se tornar berçários de futuros craques do futebol, com projeção nacional, como Giovanni e Ganso, jogadores paraenses de nível de seleção brasileira, só revelados "lá fora". Preferem contratar "bondes" em final de carreira, sem qualquer identidade com os valores da cultura paraense, que buscam apenas "se dar bem" ganhando altos salários, onerando as finança s dos clubes e desestimulando os jovens jogadores que sonham jogar no time principal , sempre barrados pelos "medalhões" arrivistas.
Remo e Paysandu mantem escolas de base, onde são revelados talentos promissores, mas que não ficam em Belém, pois "olheiros" do sul do país logo os descobrem, negociando-os com grandes clubes do Brasil e até do exterior. Os clubes que investiram neles nada ganham, por falta de competência e de visão empresarial de seus dirigentes. Ao invés de ganhar dividendos investindo em futuros craques, os clubes paraenses acabam se enrolando cada vez mais com ações trabalhistas em cascatas interpostas pelos mesmos "bondes" come-e-dorme que importam de outras plagas, onde não tem vez nem mais como reservas.
Táticas de gestão empírica e desastrada que estão levando nossos clubes a colher pífios resultados em campo, descendo ladeira abaixo na escala de divisões, sem calendário de jogos para o resto do ano, a não ser amistosos caça-níquel no interior, onde, aliás, também deixaram de ser atração , pois desde 2011 o melhor futebol no Pará vem sendo praticado justamente pelos times interioranos. Por que será ? O que dizem nossos colegas jornalistas esportivos sobre esse "fenômeno", hein Sérgio Noronha?
Dizia o saudoso mestre Edyr Proença que "opinião não se discute". Mas, às vezes, se lamenta. É o caso de alguns analistas que têm procurado justificar esse gesto lamentável do sr. Peixoto "vendendo" uma conquista gloriosa de seu time sob a alegação de qua faltam recursos financeiros ao brioso Mapará para disputar os jogos do Campeonato Brasileiro em outras cidades pelo Brasil afora.
Ora, senhor Peixoto, sonhos não se vendem nem se alugam. O senhor brincou com os sentimentos e os brios de todo o bravo povo cametaense jogando pela janela da insensibilidade os louros de uma épica conquista. Tem coisas que não se pode medir apenas pela ótica d o vil metal.O futebol é movido sobretudo pela paixão. Paixão que também pode mover montanhas de dinheiro quando canalizada para ações positivas de marketing esportivo.
Se o prefeito de Cametá não pode ajudar, com medo de ser enquadrado na Lei de Responsabilidade(?) Fiscal, então por que não recorrer a empresas privadas e ao bravo povo cametaense através de uma campanha de marketing com o objetivo de conseguir os meios necessários para viabilizar a participação honrosa do Cametá no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão? Por que não convocaram o Gerson Peres, filho ilustre e grande defensor de Cametá, para liderar essa campanha? Com certeza, ele não só toparia como ainda iria arregimentar muitos colaboradores e doadores voluntários para essa nobre causa.
O episódio da renúncia ao direito conquistado em campo pelos bravos jogadores do Cametá, com heroico empenho, suor, amor e lágrimas, também expõe a indigência dos cartolas do futebol paraense. Falta-lhes não só competência, mas, também, profissionalismo, engenho e arte. Não por acaso perdemos a Copa 2014 para Manaus. Aliás, não perdemos para Manaus. Perdemos para nós mesmos.

--------------------------------------------------------------

FRANCISCO SIDOU é jornalista
chicosidou@yahoo.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

O Cametá nao tem condições financeiras de disputar o Capeonato Brasileiro da serie D. Se disputasse teria a mesma sorte do Independente, que a mingua, foi rebaixado no campeonato paraense. Nao entremos na esteria da torcida do Cametá. A decisão do Presidente do Cametá foi responsável, foi balizada nas condições financeiras dos clubes. O que iria sobrar para o Cametá neste campeonato? Só dívidas!

Nildo Lima disse...

Em meio a toda essa polêmica envolvendo Remo e Cametá, uma coisa não se pode negar: o Peixotão fez mais pelo Leão do que muitos presidentes que passaram pelo comando do clube. A torcida azulina será eternamente grata ao cartola cametaense, que está acuado em sua casa.

Anônimo disse...

Em um país sério a esta hora ja estariam presos o comprador e o vendedor. Como aqui é terra sem lei
veja o Duciomar, nada pega com este falso oftalmologista esta compra parece que é a coisa mais normal do mundo.

Anônimo disse...

Será que o anônimo das 8:13 não seja o presidente do Mapará? Ou alguém que compactua dessa vergonha ? Os fins podem até justificar os meios mas, convenhamos. Mas o remo trocou o campeonato regional por um de nível nacional, e sem nenhuma competência para disputar a série D. Um timeco, como todos os outroras, grandes. Era uma oportunidade de projeção porque, nessa altura do campeonato, parece que está provado, ou o remo prolonga a agonia ou fecha as portas. Uma vergonha.

Anônimo disse...

Parabens ao Jornalista que não ficou em cima do muro, creia que voce foi um dos poucos jornalista que teve a audacia de denunciar esta peixotada. A grande imprensa está calada porque tem enteresse de o Remo estar em alguma série pois é mais facil vender comerciais do Remo do que do nosso pobre Mapará. Estava tudo arrumado, até o Presidente da Federação de Futebol estava desde a vespera no Rio para entregar este oficio da desistencia, tudo arrumado, tudo acordado, só faltaram combinar com o bravo povo cametaense. Esta é uma venda comprovada e certamente todos nos devemos lamentar este fato.

Anônimo disse...

Tudo o que se espera dos dirigentes de um clube de futebol é responsabilidade e profissionalismo. Quando um dirigente atende a estas exigências ele é criticado, por não ter exposto a sua agremiação ao endividamento inglório, que iria ser gerado pela participação do Cameta da serie D do do CB de futebol.
A questão é simples, nao haveria grana para pagar a folha. A gloriosa e imensa torcida do Cametá, nao seria capaz de bancar esta conta, a Prefeitura nao poderia mais injetar dinheiro no Clube, não existe patrocinador nem para os grandes, e nao haveria quem se interessasse patrocinar o Cameta, nao de forma suficiente a lhe garantir na competição.
Nem um problema em um Presidnete de clube reconhecer isso.
O que assusta são as pessoas, diante de tantos desmandos com a coisa publica preocuparem-se de ter o Cameta conseguido legitimamente, vantagens financeiras com sua decisão. Nada há de ilegal nisso,nem de imoral, e nem de ilegítimo.
A questão é só esta.
No mais é só estréia da torcida bicolor.

Anônimo disse...

Em um Pais sério um Município em que não há educação, saúde, saneamento e que possui um dos piores IDH - Indice de desenvolvimento Humano - do Brasil comoCametá, jamais poderia como de fato ocorreu financiar time de futebol, isso sim é uma vergonha!!!